1ª Caminhada de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

TERCEIRA IDADE

1ª Caminhada de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Nós, do Notícias do Bem, levantamos cedo da cama para acompanhar de perto a 1ª Caminhada para Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa de São José do Rio Preto/SP.  O objetivo foi chamar a atenção da população contra o abuso, negligência e a violência à pessoa idosa e, assim, garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade. A ação reuniu cerca de 300 pessoas que se encontraram no Centro de Convivência da Juventude (CCI), e seguiram a caminhada pela pista da avenida Philadelpho Gouveia Neto.

Hoje, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A caminhada, que celebra a data, terá a participação de idosos do CCI, grupos da Terceira Idade dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, além de instituições rio-pretenses, voltadas ao atendimento de idosos. A ação também incentiva as denúncias de casos de violência e maus tratos aos idosos, por meio do “Disque 100”.

A presidente do CMDI, Osmari Mendonça, lembra que a violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. “A negligência é uma das principais formas de violência praticada contra os idosos no Brasil”, destaca ela.  A negligência caracteriza-se de diversas formas como: privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor. De acordo com o último censo do IBGE, Rio Preto conta, aproximadamente, com 60 mil idosos.

Reportagem: Redação / Notícias do Bem 

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem 

15/06/2016

13/06/2016 07:56

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *