8 crianças que mudaram o mundo

8 crianças que mudaram o mundo

Todas estas crianças incríveis deixaram a sua marca no mundo antes mesmo de saírem da escola

As crianças nunca parar de fazer perguntas, não é? Qualquer pessoa com crianças vai atestar o fato de que eles estão tomando constantemente conta do mundo ao seu redor, testando-o, explorando-o e se perguntando por que as coisas são do jeito que são. Talvez seja essa capacidade de olhar para as coisas com outros olhos que é a razão de algumas das melhores invenções terem vindo de crianças. Quando inocência, invencibilidade e energia combinam, algo que só uma criança pode ter de uma só vez, algo mágico acontece.

Claro, todas as crianças mudam o mundo dos pais da maneira mais profunda possível, mas essas crianças são um pouco diferentes… Sabe filhos extraordinários que mudaram o mundo? Conheça oito delas:

AnneAnne Frank

Anne Frank tinha apenas 13 anos quando recebeu um diário, no qual ela narra sua vida como uma garota judia durante o Holocausto. Depois de se esconder por dois anos com sua família em Amsterdã, que estava ocupada pelos nazistas, foi tragicamente descoberta e enviada para um campo de concentração, onde morreu . Sua perspectiva positiva mesmo encarando tal opressão, bem como sua coragem, tocaram as pessoas em todo o mundo depois que seudiário foi encontrado por seu pai, Otto Frank, e publicado postumamente.


CaudetteClaudette Colvin

Rosa Parks é muitas vezes creditada por seu papel no incidente do ônibus infame que foi fundamental para os Movimentos dos Direitos Civis nos Estados Unidos. No entanto, nove meses antes, foi Claudette Colvin, uma estudante do Ensino Médio, de 15 anos, a primeira pessoa presa por se recusar a ceder seu assento a um passageiro branco em 2 de março de 1955. Ela foi uma das cinco mulheres que entraram com um processo judicial conjunto que levou à segregação dos ônibus que estava sendo inconstitucional e, consequentemente, acabou com a segregação de ônibus no Alabama. Claudette esta agora com 77 ano, e vive com sua família no Bronx, em Nova Iorque.

DylanDylan Mahalingam

Aos nove anos de idade, Dylan Mahalingam cofundou um desenvolvimento  internacional sem fins lucrativos e uma organização de capacitação da juventude tendo o nome de Lil’ MDGs. O objetivo da organização é usar o poder da mídia digital para receber as crianças envolvidas com as Metas de Desenvolvimento do Milênio. Até agora, a Lil’ MDGs envolveu mais de 3 milhões de crianças em 41 países para fazer a diferença nas vidas de mais de um milhão de pessoas. Suas realizações incluem a construção de um orfanato no Tibete, levantando780 mil dólares pelo trágico tsunami e mais de 10 milhões de dólares pelo furacão. Agora com 21 anos, Dylan é o orador dos jovens das Nações Unidas.


katieKatie Stagliano

Katie Stagliano tinha nove anos quando descobriu a diferença que ela poderia fazer. Depois de aumentar um repolho para um projeto da escola (que cresceu quase 20 kg), ela doou o produto para uma cozinha de sopa local, onde ele ajudou a alimentar cerca de 300 pessoas. Katie percebeu o impacto que ela tinha sobre a pobreza e começou a doar o que plantava para as pessoas que mais precisavam. Atualmente, a sua ideia tem crescido em “Krops de Katie”, um grupo que cultiva e doa milhares de quilogramas de produtos a organizações que alimentam os famintos. Ela agora tem 17 anos.


LouisLouis Braille

Louis Braille tinha três anos quando um acidente na oficina de seu pai o deixou cego de ambos os olhos. Foi no final do século 18 e, excepcionalmente para a época, que os pais de Luís fizeram um esforço enorme para dar a ele uma educação mais normal possível, encorajando-o a ser independente. Ele participou de uma das primeiras escolas para crianças cegas no mundo e então desenvolveu um sistema para os cegos lerem – o que é reconhecido mundialmente como o método preferido de comunicação para a visão prejudicada: o Braille. Isto não só revolucionou a maneira que alunos cegos foram ensinados, mas os fez atingiram um outro patamar de independência.


MalalaMalala Yousafzai

Nascida no Vale do Swat, no Paquistão, Malala Yousafzai vivia sob o regime Taliban, onde as jovens foram por vezes proibidas de frequentar a escola. Ela começou a escrever um blog sob um pseudônimo para a BBC com 11 anos, detalhando como era sua vida e compartilhando suas opiniões sobre a educação das meninas. Sua paixão e ativismo lhe rendeu muita atenção, com várias entrevistas de televisão. Infelizmente, ela também ganhou uma atenção indesejada dos talibãs e, em 9 de Outubro de 2012, um atirador entrou em seu ônibus escolar, chamou Malala pelo nome e atirou em sua cabeça. Inconsciente e em estado crítico nos primeiros dias após o ataque, Malala finalmente se estabilizou o suficiente para que fosse enviada para um hospital na Inglaterra para recuperar em segurança. Desde então, ela ganhou o primeiro Prêmio da Paz Nacional da Juventude do Paquistão e o Prêmio Nobel da Paz de 2014. Hoje, ela tem 19 anos.

HectorHector Pieterson

Hector Pieterson tornou-se uma imagem icônica em 1976 na cidade de Soweto na revolta do apartheid da África do Sul, quando uma foto foi tirada por Sam Nzima de Hector morrendo e sendo carregado por um colega, a foto foi publicada em todo o mundo. Ele foi morto com 12 anos quando a polícia abriu fogo contra os estudantes que protestavam. Durante anos, 16 de junho ficou marcado como um símbolo da resistência à brutalidade do regime do apartheid. Hoje, o dia é conhecido como Dia Nacional da Juventude – um dia em que os sul-africanos honram os jovens e chamam a atenção para as suas necessidades. Em 16 de junho de 2002, um Museu e Memorial chamado Hector Pieterson Memorial and Museum foi aberto perto do lugar que ele foi baleado em Orlando West, em Soweto, para honrar Hector e os que morreram em todo o país em 1976.

SevernSevern Cullis-Suzuki

Severn Cullis Suzuki nasceu e cresceu em Vancouver, Canadá, e é filha do geneticista e ativista ambiental David Suzuki. Severn chamou a atenção do mundo em 1992, com 12 anos, quando ela apresentou questões ambientais na Cúpula da Terra no Rio de Janeiro. O vídeo de sua apresentação foi uma febre, intitulado “A garota que silenciou o mundo por 5 minutos.” Ela passou a lançar na Internet uma organização chamada de Skyfish e participou da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável realizado em Johanesburgo em 2002, como parte do painel consultivo especial de Kofi Annan. Ela é uma autora e apresentadora de televisão, vive agora no Canadá com o marido e dois filhos. Ela tem 36 anos.

Tradução: João Vitor Boni / Notícias do Bem
Edição: Vania Nocchi / Notícias do Bem

11/10/2016

11/10/2016 15:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *