ARTE
Bienal revela a fotografia como arte em São José do Rio Preto
As três melhores fotos foram reveladas durante a cerimônia de abertura que foi realizada no último sábado, dia 3 de junho. No primeiro lugar ficou a fotografia “Feminino em Masculino”, do fotógrafo Ricardo Ayer, do Grupo Luminous de Fotografia sediado em São Paulo, o segundo lugar ficou com o fotógrafo Ricardo Fernandes Francisco, membro do Grupo Ararcoara, de Araraquara, com a foto “Vassouras” e em terceiro lugar ficou a fotógrafa Silvia Andreazi que também integra o Grupo Luminus, com a fotografia “A felicidade por um balão”.
Só podem participar da Bienal fotógrafos confederados pela CONFOTO – Confederação Brasileira de Fotografia. Cinco jurados renomados avaliaram todas as 1,6 mil fotos inscritas de 24 Fotoclubes do país, focando na plasticidade e no que a foto em si diz, e a principal regra, como o próprio nome da Bienal já diz, era que a foto fosse colorida.
Os fotoclubes que tiveram mais fotos escolhidas para a Bienal, também foram premiados. Em primeiro lugar ficou o Grupo Luminous de Fotografia – SP, seguido por Clube de Fotógrafos de Caxias do Sul e em terceiro o Fotoclube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto.