Artes Integradas: FestFim apresenta 85 horas de programação online

ARTES INTEGRADAS

FestFim apresenta 85 horas de programação online

Quem disse que não é possível fazer arte em tempos de pandemia? Driblando as barreiras do distanciamento, reinventando espaços e palcos e, acima de tudo, respeitando as normas de saúde e segurança necessárias para o momento atual, acontece, de 19 a 23 de agosto, o 1º FestFIM – Festival de Artes Integradas do Fim do Mundo, um festival não-competitivo, totalmente online e 100% gratuito.

ASede de grandes eventos artísticos presenciais como o FIT (Festival Internacional de Teatro), o Janeiro Brasileiro da Comédia, o FEM (Festival Nacional de MPB), Planeta Rock, muitos deles com a edição 2020 cancelada, por conta da pandemia, a cidade de São José do Rio Preto será palco do 1º FestFIM que, logo em sua primeira edição, já é o maior festival online de artes integradas do Estado de São Paulo.

“O Festival, que é uma realização da Cia. Apocalíptica, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, por meio do Programa Cultura para Todos/Prêmio Nelson Seixas, visa fomentar a cultura em todas as suas vertentes, gerar renda para os artistas profissionais da cidade e disseminar a arte local para os quatro cantos do país e do mundo por meio das plataformas online”, conta Lawrence Garcia, coordenador do FestFIM.

O evento recebeu 90 inscrições de projetos de grupos e artistas rio-pretenses, destes, 27 foram selecionados nas seguintes categorias: 8 Estreia, 9 Atividades Formativas, 3 Gravações, e 7 Lives. Complementando a programação, outras 19 atividades, entre debates, oficinas, ensaios abertos, bate-papos com grandes nomes do cenário das artes no Brasil, serão realizadas, proporcionando ao público uma verdadeira maratona cultural.

Ao todo, 77 artistas se apresentarão na programação do FestFIM. Serão 46 atividades artísticas de diversos segmentos –  dança, teatro, artes plásticas, cinema, grafite, literatura, circo, música -, totalizando 85 horas de atividades culturais.

“A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem e/ou sejam impactadas pela programação que será transmitida através das principais plataformas digitais – Facebook, Youtube, Instagram e Zoom. Queremos que o público sinta, mesmo que virtualmente, toda a atmosfera de entusiasmo e troca de experiências dos grandes festivais presenciais e aproveite, dia a dia, a programação de artes, seja para refletir, emocionar, arrancar sorrisos ou seja até um suspiro de alívio e esperança”, destaca Lawrence.

MensageiroESTREIAS

Na categoria estreia, os artistas foram provocados a criarem obras inéditas com a temática “Arte do Fim do Mundo”. As atrações selecionadas foram: “Colóquio sobre o fim do mundo”, com Agrupamento Núcleo 2 (Performance), “Excessos, Café, Solidão”, com Adverso Coletivo (Dança), “RemixSirChaplin”, com Grupo Só Riso e Cia. Teatral Palhaços Noturnos (Audiovisual), “Entre Quatro lives”, com Cia. Ir e Vir (Teatro), “Mensageiro”, com Husk Visual Art (Graffiti), “Arquitetura Sanitária”, com Cia.  Imaginária + Os Cogitadores (Teatro), “Camaleão”, com Jailson Rodriguez (Dança), e “Voar Sem Asas”, com Mariane Cerilo (Circo).

“Essa categoria é uma das mais esperadas do Festival, pois tem como proposta ser uma vitrine para as obras artísticas que estão sendo criadas agora, em tempos de pandemia. Vamos ter uma amostra de como os artistas estão sendo impactados e o reflexo de tudo isso em suas criações”, ressalta diretora de produção do FestFIM, Fernanda Missiaggia.

Para falar sobre as inspirações e o processo de produção, de 10 a 16 de agosto, sempre às 18h, serão feitas transmissões ao vivo pelo instagram @cia.apocaliptica. A live será intermediada pela equipe de produtores do festival e será aberta ao público.

Nos dias Festival, também acontecerão debates que terão a participação da diretora artística Juliana Caligaris que, junto com um artista de cada obra, falará sobre as impressões das apresentações inéditas. A atividade também acontecerá no instagram.

LIVES

As Lives, tão famosas e difundidas neste período de distanciamento social, não poderiam ficar de fora da programação. As 7 obras selecionadas serão transmitidas nas redes sociais da Cia. Apocalíptica.

Shows musicais de rock, moda de viola, ritmos latinos, apresentações de mágicas, dança e teatro fazem parte da agenda de lives, são elas: “De Longe Também Existe Mágica”, com Kadu Ilusionista (Mágica), “Show Autoral”, com A estação da Luz (Música), “Dolores”, com Loretta Pelosi (Dança), “Budas’s, com Grupo Jabá com Jaca (teatro), “No som da Viola”, com Carlos Henrique Violeiro (música), “PUTO – uma live manifesto pelo amor e liberdade”, com GAL (teatro), e Ritmos latinos, com Banda Azucar (Música).

GRAVAÇÕES

Três obras compõem a categoria Gravações que traz vídeos de espetáculos na íntegra estreados antes da pandemia – “A Fé Que Acostumou a Falhar”, com Núcleo Arcênico de Criações (Dança), “…”, com Cia dos Pés (Teatro), Poetar (Cinema).

O público interessado em saber mais sobre cada uma dessas atrações poderá participar de um bate-papo com os artistas. A atividade será intermediada pela diretora de produção do FestFim, Fernanda Missiaggia, e acontecerá durante os dias do Festival.

ATIVIDADES FORMATIVAS

As Atividades Formativas contarão com 11 atrações entre cursos, oficinas, bate-papos, demonstrações de técnicas e workshops de diversos segmentos das artes – teatro, literatura, artes plásticas, dança, audiovisual.

Sete serão realizadas no formato de “aulas”, por meio da plataforma Zoom, os links para a participação estarão disponíveis para aqueles que se inscreveram previamente às atividades. As demais – “Horas Malditas”, bate-papo “Os Desafios da produção audiovisual fora dos grandes centros”, “Pintura do Fim do Mundo” e “Empodera Mulher Rio Preto” – serão transmitidas, por meio das redes sociais da @cia.apocaliptica, de forma aberta ao público.

ALMOÇO DO FIM DO MUNDO

Um dos momentos de mais troca de ideias e experiências nos grandes eventos de arte é durante as refeições, em especial, na hora do almoço. Entre um prato e outro, as conversas acontecem e muitos projetos e/ou parcerias se iniciam a partir daí.

Com o intuito trazer um gostinho desse momento tão peculiar, o FestFIM apresenta o “Almoço do Fim do Mundo”. A cada dia, sempre às 12h30, o público poderá saborear um bate-papo, em uma “mesa virtual, composta sempre por dois convidados de renome nacional no mundo das artes e afins, em que serão discutidos temáticas como: O fazer artístico na realidade do isolamento social, O novo normal dos festivais do interior, De Rio Preto para o Mundo, Adaptações dramatúrgicas da literatura infantil para crianças aquarteladas, e Políticas Públicas Culturais e suas influências no fazer artístico diário.

Entre os convidados dos bate-papos estão: Dorberto Carvalho, presidente da SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo), Lucas Torres (Grupo Magiluth), Ivan Cabral (Grupo Satyros), Lucienne Guedes (Teatro da Vertigem), Kiara Terra (contadora de Histórias), Cynthia Margareth (Feverestival), Rafael Guerra (Eu Riso), Tiche Viana (Barracão Teatro), entre outros.

Durante os Almoços do Fim do Mundo, o público poderá interagir com perguntas enviadas pelas redes sociais Youtube e Facebook da Cia. Apocalíptica, onde os bate-papos serão transmitidos.

Ainda como parte da programação do FestFIM, será possível acompanhar os ensaios abertos de dois espetáculos que estão sendo produzidos pela Cia. Apocalíptica – “Revolução do Bichos”, projeto contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e “A Peste”, ambos previstos para serem lançados ainda este ano.

Para saber mais sobre a programação do 1º FestFIM, siga @cia.apocaliptica nas redes sociais e acesse www.ciaapocaliptica.com/festival.

Confira a programação dia a dia do 1º Festival de Artes Integradas do Fim do Mundo:

PROGRAMAÇÃO EXTRA

– 12 a 18/08, sempre das 18h30 às 20h30 – Oficina “Poéticas para adiar o fim do mundo’’, com ator Jesser de Souza do grupo Lume Teatro | Zoom

– 15 a 19/08, sempre das 14h30 às 17h – Oficina “Produção colaborativa e criativa para novos modos de atuação”, com a atriz, gestora cultural e fundadora da Aflorar Cultura, Cynthia Margareth | Zoom

PROGRAMAÇÃO 1ºFESTFIM

RemixSirChaplin19/08 (QUARTA-FEIRA)

10h30 – Oficina “Corpo: Primeiro Ambiente – parte 1” (Dança) | Zoom

12h30 – Almoço do Fim do Mundo | YouTube / Instagram

16h – Oficina Tirando Histórias do Papel (Contação de histórias) | Zoom

17h –  Leitura dramática “A Revolução dos Bichos” (Cia. Apocalíptica)

18h – “Os desafios da produção audiovisual fora dos Grandes Centros” (Audiovisual) | Youtube e Facebook

20h – “RemixSirChaplin” (Audiovisual) |Youtube e Facebook

22h – “Voar sem asas” (Circo) | Youtube e Facebook

23h – “Colóquio sobre o fim do mundo– parte 1”(Performance) |Youtube e Facebook

20/08 (QUINTA-FEIRA)

10h30 – Oficina “Corpo: Primeiro Ambiente – parte 2” (Dança) | Zoom

12h30 – Almoço do Fim do Mundo | YouTube / Instagram

14h – Debate “RemixSirChaplin e Voar sem Asas” | Instagram (com Juliana Calligaris)

14h –  Curso “Texto Fragmentado – Videoclipe” (Audiovisual) | Zoom

16h – “Colóquio sobre o fim do mundo– parte 2”(Performance) |Youtube e Facebook

17h –  “Excessos, Café, Solidão” (Dança) |Youtube e Facebook

17h30 – “A literatura e as artes-manuais: Os tantos fios no labirinto” (Literatura) | Zoom

20h – “PUTO! – Uma live manifesto pelo amor e liberdade” (Teatro) |Youtube e Facebook

22h – “Buda’s” (Teatro) | Youtube e Facebook

23h – Leitura Comentada“Horas malditas: Se Eu Fosse Put@, de Amara Moira –” (Teatro) | Youtube e Facebook

21/08 (SEXTA-FEIRA)

10h30 – Oficina “Corpo: Primeiro Ambiente – parte 3” (Dança) | Zoom

12h30 – Almoço do Fim do Mundo | YouTube / Instagram

14h –  Debate “Excessos, Café e Solidão” |Instagram (com Juliana Calligaris)

14h30 – Bate-papo “Poetar” | Instagram (com Fernanda Missiaggia)

14h –  Curso “Texto Fragmentado – Videoclipe” (Audiovisual) | Zoom

16h – Oficina Tirando Histórias do Papel (Contação de histórias) | Zoom

17h – Leitura Dramática “A Peste” (Teatro) | Zoom Cia. Apocalíptica

17h30 – “A literatura e as artes-manuais: os tantos fios no labirinto” (Literatura) | Zoom

19h – “Colóquio sobre o fim do mundo– parte 3”(Performance) |Youtube e Facebook

20h – “Ritmos Latinos” (Música) | Youtube e Facebook

22h – “Mensageiro” (Graffiti) | Youtube e Facebook

23h – Leitura Comentada“Horas malditas: As Criadas de Jean Genet” (Teatro) | Youtube e Facebook

22/08 (SÁBADO)

10h30 – Oficina “Corpo: Primeiro Ambiente – parte 4” (Dança) | Zoom

12h30 – Almoço do Fim do Mundo | YouTube / Instagram

14h –  Debate “Colóquio sobre o fim do mundo e Mensageiro” | Instagram

14h –  Curso “Texto Fragmentado – Videoclipe” (Audiovisual) | Zoom

15h –  Show autoral com “Estação da Luz” (Música) | Youtube e Facebook

16h – Bebês: possibilidades de exploração do universo da leitura com reminiscências literárias (Literatura) | Zoom

17h –  “Camaleão” (Dança) | Youtube e Facebook

18h – Bate-papo com Núcleo Arcênico | Instagram (Fernanda Missiaggia)

19h – “A Fé que Acostumou a Falhar” (dança) | Youtube e Facebook

20h – “Entre Quatro Lives” (Teatro) | Youtube e Facebook

22h – “Arquitetura Sanitária” (Teatro) | ao vivo pelo Zoom, Youtube e Facebook

23h – Leitura Comentada“Horas malditas: Histórias de leves enganos e parecenças, de Conceição Evaristo” (Teatro) | Youtube e Facebook

Dolores,23/08 (DOMINGO)

9h – “Empodera Mulher Rio Preto on-line” | Zoom

10h30 – Oficina “Corpo: Primeiro Ambiente – parte 5” (Dança) | Zoom

12h30 – Almoço do Fim do Mundo | YouTube / Instagram

13h – “No som da Viola” (Música) | Youtube e Facebook

14h –  Debate “Entre quatro lives”, “Camaleão” e “Arquitetura Sanitária” | Instagram (Juliana Calligaris)

15h – “Pintura do Fim do Mundo” (Artes Plásticas) | Youtube e Facebook

16h30 – “Dolores” (Dança) | Youtube e Facebook

18h – Bate-papo com Cia. dos Pés | Instagram (com Fernanda Missiaggia)

19h –  “…” (Teatro) | Youtube e Facebook

20h – “De Longe Também Existe Mágica” (Mágica) | Youtube e Facebook

21h – Bate-papo com Jesser de Souza | Instagram (Com Lawrence Garcia)

22h – Apresentação das criações da Oficina “Poéticas para adiar o fim do mundo’’ | Facebook / YouTube (Cia. Apocalíptica)

O FESTIVAL

Com o propósito de fomentar a produção artística de São José do Rio Preto em tempos de pandemia, a Cia. Apocalíptica realiza, de 19 a 23 de agosto, o 1º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo. O FestFIM é um festival de artes integradas, não-competitivo e totalmente online sendo uma realização da Cia. Apocalíptica, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, por meio do Programa Cultura para Todos/Prêmio Nelson Seixas. Serão 46 atrações entre Atividades Formativas, Lives, Gravações e Estreias abrangendo diversos segmentos artísticos como: Teatro, Dança, Música, Cinema, Performance, Contação de Histórias, Literatura, Pintura, Videoclipe, Bordado e Graffiti.

SERVIÇO:

1º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo – 100% online

Quando: de 19 a 23 de agosto

Onde: plataformas digitais @cia.apocaliptica – Youtube, Facebook, Instagram e Zoom

Informações:

13/08/2020 12:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *