Cia. Ir e Vir recorre à Beckett pra falar de relacionamento

CÉREBRO DE ELEFANTE

Cia. Ir e Vir recorre à Beckett pra falar de relacionamento

A Cia. Ir e Vir, de Rio Preto, inicia neste 17 de setembro uma minitemporada composta por seis apresentações, com entrada de graça, do seu mais novo trabalho: “Cérebro de Elefante”. As apresentações da peça, que acontecerão em diferentes pontos da cidade, fazem parte da contrapartida do edital do Prêmio Nelson Seixas 2017, da Secretaria Municipal de Cultura, com objetivo de promover a descentralização da produção artística local.

CerebroA primeira apresentação de Cérebro de Elefante será domingo, dia 17, às 17h, no Complexo Educacional Núcleo da Esperança ‘José Luiz Spotti’, na Vila Azul. A temporada ainda envolve o Centro Social Estoril (dia 23 de setembro, às 11h), o Centro Cultural Vasco (1 de outubro, às 19h30), a Casa de Cultura Dinorath do Valle (6 de outubro, às 21h), o CEU das Artes Nova Esperança (21 de outubro, às 19h) e a ECO – Escola de Competências ‘Deputado Roberto Rollemberg’ (22 de setembro, às 19h30).

De acordo com a fisiologia dos elefantes, esses paquidermes possuem um cérebro mais denso e com mais lóbulos do que o dos humanos, o que faz com que tenham maior capacidade de guardar informações. Daí a expressão ‘memória de elefante’, utilizada para se referir a pessoas que possuem uma boa memória, que não esquecem das coisas facilmente.

Esse é um dos motes de Cérebro de Elefante, que tem texto e direção de Tiago Mariusso. Inspirado na obra e na estética do dramaturgo Samuel Beckett (1906-1989), o espetáculo recorre à memória de seus personagens para conduzir a plateia por um jogo absurdo, cíclico e repetitivo. Em cena, os atores Harlen Félix, Luciana Gadoti e Vanessa Cornélio dão vida a um triângulo amoroso alimentado por lembranças.

CerebroMarido, esposa e amante encontram-se no limbo de suas memórias, buscando nas coisas do passado razões e justificativas para a situação em que estão no presente. Enterrados num lugar inóspito e sem vida, o trio entrega a um vazio sem perspectivas de futuro, como se condenassem sua própria consciência à loucura e à insanidade.

Culpa, rancor, medo e arrependimento são alguns dos sentimentos e sensações que alimentam a encenação, que se constitui em um desafiante exercício de interpretação ao focar-se no texto, nas palavras, buscando retirar de cada uma delas o máximo de intenções e de metáforas.

SERVIÇO

Espetáculo Cérebro de Elefante, da Cia. Ir e Vir. Temporada do Prêmio Nelson Seixas. De 17 de setembro a 22 de outubro. Gratuito. Facebook:www.facebook.com/CIAIREVIR. Instagram: @cia.irevir.

CerebroPROGRAMAÇÃO

17 de setembro, às 17h

Complexo Educacional Núcleo da Esperança ‘José Luiz Spotti’ – Vila Azul

Estrada Municipal José Domingues Neto , s/nº – Vila Azul

22 de setembro, às 19h30

ECO – Escola de Competências ‘Deputado Roberto Rollemberg’

Rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2901 – Vila Santo Antônio

23 de setembro, às 11h

Centro Social do Parque Estoril

Rua Olavo Guimarães Correa, 815 – Jardim Urano

1 de outubro, às 19h30

Centro Cultural Vasco

Rua São João, 1840 – Boa Vista

6 de outubro, às 21h

Casa de Cultura Dinorath do Valle

Praça Cacilda Becker, s/nº

21 de outubro, às 19h

CEU das Artes Nova Esperança

Rua Robson Augusto Lopes de Diaveiro (Projetada 17) – Parque Nova Esperança

Texto: Marival Correa / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

14/09/2017

14/09/2017 12:07

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *