COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE
Estão abertas as inscrições para o Curso de Libras em Rio Preto
Estão abertas as inscrições para o curso de Libras oferecido pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia. O curso, que é gratuito, oferece vagas para o nível básico, intermediário e intermediário II. No básico as aulas terão início no dia 20, no intermediário no dia 22 e no intermediário II no dia 21 de março.
Serão oferecidas 40 vagas para cada modalidade. As aulas serão realizadas às segundas-feiras para o módulo básico, às terças-feiras para o modulo intermediário II e as quartas-feiras para o módulo intermediário I. O horário será das 13h30 às 16h30 na sede da Secretaria da Mulher, localizada à rua Eduardo Nielsen, nº 420, no Jardim Congonhas.
Para fazer a inscrição o interessado deve enviar um e-mail para [email protected] e informar: nome, RG, CPF, endereço, telefone, escolaridade e profissão. É necessário ser morador de Rio Preto e ser maior de 18 anos.
O curso é destinado a surdos, familiares, e comunidade em geral. É totalmente gratuito.
As inscrições vão até o dia 10 de março. Mais informações pelos telefones (17) 3222-2041/ (17) 32343283.
Saiba mais:
– Existem mais de 9 milhões de brasileiros com deficiência auditiva no Brasil, de acordo com o IBGE.
– O termo surdo-mudo é usado de forma errada, uma vez que a maioria das pessoas que são surdas, não são mudas. Por não terem referência de som, o deficiente auditivo pode ter dificuldade no desenvolvimento da fala. Muitos conseguem aprender a falar por meio das vibrações vocais e a entender o que é falado pela leitura labial.
– No Brasil, a Libras é a Língua Brasileira de Sinais, e como em qualquer língua falada ou escrita cada país tem a sua própria língua gestual.
– O Brasil não possui uma universidade especifica para o ensino de deficientes auditivos, mas no Rio DE Janeiro, o Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES) atende em torno de 600 alunos, da Educação Infantil até o Ensino Médio. O INES, o antigo Collégio Nacional para Surdos, foi a primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 1857.
– A Universidade Gallaudet, localizada em Washington, capital dos Estados Unidos, é a única do mundo cujo ensino é voltado especialmente para pessoas com deficiências auditivas. Anualmente, a universidade atende mais de 1 mil alunos de graduação e cerca de 500 estudantes de pós-graduação.
– Como o português, a legislação brasileira também reconhece a LIBRAS como língua oficial do país (Lei 10.436/2002).
– Quem sabe português e Libras é considerado bilíngue.
– É direito dos deficientes auditivos receberem atendimento prioritário em Libras em órgãos público, empresas prestadoras de serviços públicos e instituições financeiras.
– Na língua de sinais, cada pessoa recebe uma espécie de “apelido” com um sinal correspondente, para que não seja sempre necessário soletrar o nome pelo alfabeto manual. Por isso, não estranhe se você for “batizado” com alguma expressão na língua gestual. Normalmente o “nome” na língua de sinais é indicado por alguma característica física, expressão ou jeito de ser da pessoa que é batizada.
– É dever do Poder Público garantir acesso e educação para surdos nas escolas regulares de ensino, garantindo seu aprendizado e progressão educacional.
Texto: Redação / Notícias do Bem
Foto:Ricardo Boni / Notícias do Bem
03/03/2017
03/03/2017 08:51