Festival de Artes
FestFIM abre inscrições para as Atividades Formativas
Estão abertas as inscrições para as Atividades Formativas que farão parte do 1º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo – um festival de artes integradas, gratuito, não-competitivo e 100% online – uma realização da Cia. Apocalíptica, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, por meio do Programa Cultura para Todos/Prêmio Nelson Seixas.
Ao todo serão 11 atrações entre cursos, oficinas, bate-papos, demonstrações de técnicas e workshops de diversos segmentos das artes – teatro, literatura, artes plásticas, dança, audiovisual -, totalizando 54 horas de atividades formativas, todas oferecidas gratuitamente.
“A proposta do Festival é fomentar a arte em tempos de pandemia, valorizar os artistas e levar ao público um conteúdo de qualidade. Dentro da programação, além das apresentações artísticas, temos as atividades formativas que visam incentivar a troca de experiências e a formação contínua, não só dos artistas, como também do público em geral que tenha interesse em conhecer mais sobre os temas que serão abordados.”, explica Lawrence Garcia, coordenador geral do FestFIM.
Entre as atividades, 9 serão promovidas por artistas rio-pretenses e/ou que desenvolvem seus trabalhos em São José do Rio Preto e que tiveram seus projetos selecionados a participarem. Estas acontecerão durante os dias do Festival que será realizado de 19 a 23 de agosto.
As outras duas atividades, que entram na programação extra, acontecerão antes dos dias do FestFIM e serão promovidas por profissionais reconhecidos no cenário nacional e internacional das artes, são elas: de 12 a 18 de agosto, oficina “Poéticas para adiar o fim do mundo’’, com ator Jesser de Souza do grupo Lume Teatro, e de 15 a 19 de agosto, oficina de “Produção colaborativa e criativa para novos modos de atuação”, com a atriz, gestora cultural e fundadora da Aflorar Cultura, Cynthia Margareth
“Essa será uma oportunidade única para os artistas de todas os segmentos das artes trocarem experiências. O ator Jesser, que é de Rio Preto e desenvolve seus trabalhos em Campinas, junto ao grupo Lume Teatro – referência mundial em arte cênica -, propõe uma reflexão acerca do modo como a humanidade vem se relacionando com o meio ambiente e o que vivemos hoje. Na oficina da Cynthia, que vem pelo ProAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo), os participantes vão poder ter esse olhar sobre a gestão de projetos na área cultural, que é muito importante, principalmente nos dias atuais”, ressalta Lawrence.
AS INSCRIÇÕES
Todas as Atividades Formativas do FestFIM serão transmitidas online – 7 serão realizadas no formato de “aulas”, por meio da Plataforma Digital Zoom, essas necessitam de inscrições prévias, e 4 serão transmitidas nos dias e horários determinados, no Facebook e YouTube @cia.apocaliptica, de forma aberta ao público.
Para os interessados em participar atividades que precisam de inscrição, basta acessar o site www.ciaapocaliptica.com/festival, clicar no link da atividade escolhida e preencher o formulário de inscrição. No dia da atividade, o participante que tiver se inscrito receberá o link para acessar a sala virtual da oficina e/ou workshop. As inscrições acontecem de 3 a 10 de agosto.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO 1ºFESTFIM:
PROGRAMAÇÃO EXTRA
Oficina “Poéticas para adiar o fim do mundo’’, com ator Jesser de Souza do grupo Lume Teatro
Data: 12 a 18 de agosto
Horário: sempre das 18h30 às 20h30
Plataforma Digital: Zoom (ao vivo – link disponível para os selecionados)
Limite de público: 5 participantes (seleção de currículo)
Oficina “Produção colaborativa e criativa para novos modos de atuação”, com a atriz, gestora cultural e fundadora da Aflorar Cultura, Cynthia Margareth
Data: 15 a 19 de agosto
Horário: 14h30 às 17h
Plataforma Digital: Zoom (ao vivo – link disponível para os selecionados)
Limite de público: 30 participantes
PROGRAMAÇÃO SELECIONADOS
Bate-papo “Os Desafios da produção audiovisual fora dos grandes centros”, com o diretor de arte Guilherme Delamura e o videomaker Marcelo Araújo (Audiovisual)
Data: 19 de agosto, das 18h às 20h
Plataforma Digital: Live no Facebook/YouTube @cia.apocaliptica (sem inscrições)
Oficina “Tirando histórias do papel”, com a arte-educadora Akila Moreira (Contação de Histórias)
Data: 19 e 21 de agosto, sempre das 16h às 17h30
Plataforma Digital: Zoom (ao vivo – link disponível para inscritos)
Inscrições até dia 10/08 pelo link:
Oficina “Corpo: Primeiro Ambiente”, com a arte-educadora Sandra Miller (Dança)
– 19/08 – Os pés que experimentam o chão como apoio
– 20/08 – A expressão da coluna vertebral
– 21/ 08 – Cabeça criadora e a força da gravidade
– 22/08 – Pés, mãos e braços – impulsos para o movimento
– 23/08 – O Corpo Em Experiência Criativa
Data: 19 a 23 de agosto, sempre das 10h30 às 12h
Plataforma Digital: Zoom (ao vivo – link disponível para inscritos)
Oficina “A literatura e as artes-manuais: os tantos fios no labirinto”, Sutilezas Poéticas (Literatura)
Data: 20 e 21 de agosto, sempre das 17h30 às 19h
Plataforma Digital: Zoom (ao vivo – link disponível para inscritos)
Inscrições até dia 10/08 pelo link:
Curso “Texto Fragmentado – Videoclipe”, com o artista e produtor cultural juny kp! (Audiovisual)
Data: 20, 21 e 22 de agosto, sempre das 14h às 16h
Plataforma Digital: Zoom (ao vivo – link disponível para inscritos)
Leitura Comentada “Horas Malditas”, com o jornalista Harlen Félix e o professor de literatura André Gomes Ogùnkeyè (Teatro)
20/8: Amara Moira – Se Eu Fosse Put@ | 21/8: Jean Genet – As Criadas | 22/8: Conceição Evaristo – Histórias de leves enganos e parecenças.
Data: 20 a 22 de agosto, sempre às 23h
Plataforma Digital: Live no Facebook/YouTube @cia.apocaliptica (sem inscrições)
Curso ‘’Bebê: Possibilidades de exploração do universo da leitura com remanescências literárias, com a psicopedagoga Carolina Manzato’’ (Literatura)
Data: 22 de agosto, sempre das 16h às 18h
Plataforma Digital: Zoom (ao vivo – link disponível para inscritos)
‘’Empodera Mulher Rio Preto’’, organização banda The Monnas
– Workshop de defesa pessoal., com a instrutora de Muay Thai Carla Floriano.
– Workshop dança do ventre para, com Bella Kaukab
– Bate papo, ao vivo, com as convidadas: Anna Magalhães, escritora e poetisa – Tema: as mulheres e as artes, Angélica Roll, chef – Tema: carreira e maternidade, Fá Ferreira, psicóloga – Tema: a sombra da violência dentro e fora das relações afetivas, e Gabriela Carolina, advogada – Tema: igualdade de gêneros – direitos humanos.
Data: 23 de agosto, das 9h às 11h
Plataforma Digital: Live no Facebook/YouTube @cia.apocaliptica (sem inscrições)
“Pintura do Fim do Mundo” – demonstração técnica, com o artista plástico Edson Raposeiro
Data: 23 de agosto, das 15h ás 17h
Plataforma Digital: Live no Facebook/YouTube @cia.apocaliptica (sem inscrições)
O FESTIVAL
Com o propósito de fomentar a produção artística de São José do Rio Preto em tempos de pandemia, a Cia. Apocalíptica realiza, de 19 a 23 de agosto, o 1º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo. O FestFIM é um festival de artes integradas, não-competitivo e totalmente online sendo uma realização da Cia. Apocalíptica, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, por meio do Programa Cultura para Todos/Prêmio Nelson Seixas. Serão 46 atrações entre Atividades Formativas, Lives, Gravações e Estreias abrangendo diversos segmentos artísticos como: Teatro, Dança, Música, Cinema, Performance, Contação de Histórias, Literatura, Pintura, Videoclipe, Bordado e Graffiti.
SERVIÇO:
Inscrições para as Atividades Formativas do 1º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo
Quando: de 3 a 10 de agosto
Onde: https://ciaapocaliptica.com/festival/
Outras informações: sigas @ciaapocaliptica nas redes Facebook, Instagram e Youtube
Realização: Cia. Apocalíptica
Apoio: Secretaria Municipal de São José do Rio Preto, por meio do Programa Municipal de Fomento à Cultura Nelson Seixas.
04/08/2020
04/08/2020 15:37