FOOD TRUCKS
Veja as histórias de quem cai na estrada para levar a arte da gastronomia aos quatro cantos do Brasil
Trabalhar viajando, conhecer pessoas, participar de eventos super bacanas e ainda colecionar histórias e experiência incríveis. O que pode ser o sonho de alguns é a realidade de outros. É assim que vivem muitos proprietários de food trucks, modalidade de negócio que chegou ao Brasil para ficar. Com o “boom” do setor que ocorreu nos últimos anos, não seria novidade ouvir boatos de que esse é um mercado saturado. Mas, com muito trabalho, vontade e dedicação, eles fazem cada vez mais sucesso em sua missão de levar comida onde o público está – e agradam a todos por onde passam com pratos e sanduíches incríveis. Eventos em todo o País atraem esses empreendedores para dias de vendas, amizades, conhecimento e novas histórias.
Jofre Cabral de Menezes vai participar, neste final de semana, da sétima edição do Food’n Music, um evento que reúne food trucks de várias partes do Brasil, em São José do Rio Preto/SP. Não é a toa que ele encara mais de 500 km de viagem para levar suas receitas para o público: essa foi a forma que ele encontrou de construir uma marca própria e continuar trabalhando com gastronomia. Para ele, uma das grandes vantagens de trabalhar no setor é a liberdade, que priva de uma rotina monótona, como ele mesmo prefere definir. Proprietário do Rueiro Food Truck há um ano e meio, já conheceu muitos lugares e pessoas diferentes. “Temos 40 mil km rodados e quase mil paradas diferentes em 400 pontos fora da capital. Chegamos a seis mil seguidores nas redes sociais. Essa energia é fantástica”, reflete. Para Jofre, o que faz valer o esforço é principalmente o resultado pessoal: histórias e amizades que ficam para a vida. Segundo ele, “Isso tudo vale muito a pena”.
Entre essas amizades, uma que merece destaque é a que fez com Rodrigo Casali Altobello, também de São Paulo capital. Juntos, eles percorrem locais e cidades diferentes e desenvolveram muito mais do que uma relação profissional. “Nós estamos sempre juntos nesses rolês por aí. Além de Rio Preto, já fizemos Rio de Janeiro, Araraquara, Campinas, Jundiaí… São muitas viagens e muitas histórias”, conta o proprietário do Santa Piadina que, mais uma vez participa do Food’n Music com os amigos. Publicitário, trabalhava em agências e veículos de comunicação até dois anos atrás, quando resolveu encarar a vida de truckeiro. “Agora estou sempre na rua, correndo e resolvendo os perrengues, procurando supermercados ou lugares onde eu possa comprar alguma coisa, corro para lá e para cá o tempo todo. É bem dinâmico, eu gosto muito”, conta.
Flavio Rodrigo David, mais conhecido como Rodrigo David do Kebab, conta que o projeto do food truck começou ainda na Alemanha, quando foi ser chef de cozinha em uma universidade de lá. Ele conta que, por causa da forte imigração turca no país, em cada esquina tem uma kebaberia. “O kebab mudou a minha vida. Quando eu conheci, pensei: ‘nossa, isso é muito bom, preciso levar par o Brasil’. Então, logo que eu voltei, comecei a colocar o plano em prática e decidi abrir o truck, deixando de lado o trabalho em cozinhas convencionais”, diz. A principal vantagem, para ele, é ter o próprio negócio, mas como chef, poder desenvolver suas próprias receitas acaba rendendo mais satisfação. Assim como Jofre e Rodrigo Altobello, Rodrigo David percebe as aventuras pelas estradas como situações inesquecíveis. Ele, que começou em uma Kombi 1977, já passou por muitos perrengues e conta que “Uma vez, estávamos indo para um evento em outra cidade e meu truck quebrou. Eu liguei para um amigo, também truckeiro, e disse o que tinha acontecido. Ele já estava chegando, mas decidiu voltar para me socorrer. Foi engraçado porque a Kombi andava dois quilômetros e eu tinha que parar, mas ele foi me acompanhando e nós chegamos ao evento juntos”.
Os food trucks Rueiro, Santa Piadina e Kebab são uma das muitas atrações da sétima edição do Food’n Music, que será realizada de hoje (11) até domingo (13) no estacionamento do Riopreto Shopping, em São José do Rio Preto/SP. O evento, conhecido por misturar gastronomia e música, contará ainda com um bar e oito shows de rock e blues distribuídos pelos três dias. A entrada é gratuita. Para saber mais sobre os trucks e a agenda de atrações acesse a fanpage Food’n Music.
Reportagem: Vania Nocchi / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem
11/11/2016
11/11/2016 09:51