MEANDROS DO OLHAR
O recomeço de uma história registrado pela câmera de um celular ao redor do mundo
Um câncer de mama. É assim que recomeça a história de Denise Farina, arquiteta que passou a ver o mundo com outros olhos após a experiência vivida a partir de 2013. Apesar do susto e do sofrimento causado pela doença e pelo tratamento de quimioterapia, Denise percebeu que seu olhar havia mudado quando recebeu um convite da irmã mais velha para viajar. Em locais como Grécia, Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Chile, Bahia e Minas Gerais, viagens realizadas entre 2014 e 2016, descobriu “Coisas bonitas que a vida pode nos dar quando nos propomos a parar e perceber que olhar é diferente de ver e que ver é perceber com o coração”.
Denise sempre foi apaixonada por fotografia, mas como carregar por tantos lugares um equipamento fotográfico pesado com o braço direito comprometido pela falta dos linfonodos? A saída foi a boa câmera embutida no inseparável celular. Segundo ela, tudo recomeçava ali: “Percebi que meu olhar, mesmo encantado com tanta beleza e diversidade, tinha mudado. Não era um olhar de turista, era um olhar ávido pela vida, por qualquer coisa que me mostrasse além do que eu via”.
As imagens registradas deram origem à exposição de mobgrafias “Meandros do Olhar”, com 60 fotos distribuídas em dez placas de dois metros de altura que mostram a mudança de perspectiva conquistada após o tratamento enfrentado. Denise reforça que “Não se trata de fotos perfeitas, são mobfotos, feitas e editadas pelo celular. Ao contrário disso, são imperfeitas e, por vezes, desfocadas, modificadas, com seus pixels defeituosos e baixa qualidade de impressão. Não têm a pretensão de ser arte. E isso não me importa. O que me importa é poder mostrar os caminhos que meu olhar tomou depois de tanto penar”.
“Meandros do Olhar” é uma emocionante lição sobre o valor da vida, que muitas vezes, na correria do dia a dia, não recebe a devida importância. Na mostra, que pode ser vista na Praça 1 de Eventos do Riopreto Shopping – importante centro comercial localizado em São José do Rio Preto/SP – até o dia 30 de setembro, Denise apresenta seu novo ponto de vista que promove uma reflexão sobre as pequenas coisas, aquelas intocáveis, as que, na verdade, devem ser o verdadeiro motor da vida. A visitação é gratuita e pode ser feita nos horários de funcionamento do Shopping – de segunda a sábado das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h.
O que são mobgrafias?
Mobgrafia é diferente de fotografia por um motivo: a captura da imagem, sua edição e compartilhamento são feitas no mesmo equipamento. Mobgrafia é o conteúdo criado em plataformas mobile, como smartphones, por exemplo. Esse movimento, que estimula a criação de arte fotográfica e visual, vem ganhando notoriedade pelo mundo, mas foi nos Estados Unidos que ele ganhou força quando, em 2011, foi realizado o “Pixels at an Exhibition”, em Berkeley California, primeiro evento voltado para a mobgrafia. Com a evolução da tecnologia, qualquer pessoa pode fotografar e criar arte visual. No entanto, a perspectiva pessoal, o talento e o olhar único fazem toda a diferença.
16/09/2016
16/09/2016 01:50