MERCADÃO DE HISTÓRIAS
Mercado Municipal de São José do Rio Preto completa 72 anos
Toda cidade tem locais que se transformam em verdadeiros ícones e que dizem muito sobre a comunidade e seus hábitos, transformados ou cultivados, ao longo do tempo. São José do Rio Preto, interior de São Paulo, não é diferente com o seu Mercado Municipal, localizado no centro da cidade, que completa 72 anos de existência, nesta semana, mais precisamente no dia 19 de julho.
É impossível falar do Mercadão, como é conhecido o local, sem logo vir à mente os famosos pasteis, o pão com manteiga na chapa e o delicioso pingado, motivos de tantos encontros e reencontros….
Em 1944, quando o Mercadão foi inaugurado, a população de Rio Preto era de cerca de 80 mil pessoas, segundo o IBGE. Atualmente, esse número ultrapassa os 400 mil. Mesmo com o crescimento estrondoso, nessas últimas sete décadas, a cidade conserva características “de interior”, e o Mercadão é prova e cenário de tudo isso.
O hábito de passar no Mercado Municipal para ver a movimentação da cidade e ouvir as conversas de canto entre os amigos, que lá se encontram e conversam sem compromisso sobre tudo, assuntos densos como política – “lá todo mundo tem alguma opinião, embasada ou não, o que vale é a troca de ideias…” – sobre futebol, quem trabalha no Mercado conhece os clientes da “Fiel, do Peixe, do Porco, os São Paulinos e todos os outros e sabe como tocar em assuntos delicados em dia de clássico”-, entre outros temas cabeludos ou não é latente.
Mas o melhor é a atmosfera nostálgica que o Mercadão remete, tantas histórias aconteceram lá, tantas outras foram contadas, criadas e recriadas…
Quer sentir um pouco do passado e o presente que somos? Vá ao Mercado Municipal e simplesmente observe. Permita-se participar desse momento, por meio do paladar, apreciando algum quitute peculiar, pois o sabor também diz muito, observando as expressões, presenciando um bate-papo, ou mesmo pelo simples fato de estar e perceber todo o movimento e a cidade acontecendo ao seu redor, 72 anos depois!
Texto: Thais Alves / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem
17/07/2016
17/07/2016 12:59