Fundação Casas Bahia apadrinha cinquenta escolas estaduais do Rio de Janeiro

SOLIDARIEDADE

Fundação Casas Bahia apadrinha 50 escolas estaduais do Rio oferecendo aulas de empreendedorismo

A Fundação Casas Bahia e a Junior Achievement Rio de Janeiro, ONG de educação empreendedora para jovens e crianças, consolidaram uma parceria que promete contribuir significativamente para o aprendizado de alunos de cinquenta escolas públicas do estado do Rio, por meio do Projeto Trilha Empreendedora.

FundaCasasA metodologia consiste numa sequência de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho que estão atreladas à grade curricular do ensino médio. O projeto acontece, também, em parceria com dezoito empresas ligadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Michelin e com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc).

Ao todo, oitenta escolas serão contempladas com as aulas de empreendedorismo e apenas a Fundação Casas Bahia é responsável por viabilizar financeiramente 62% da ação. E com as mudanças de métodos de ensino durante a pandemia de Covid-19, a Trilha acontecerá completamente online, mas ao fim do isolamento social, as aplicações voltam a acontecer presencialmente nas escolas.

O Projeto estima impactar diretamente uma média de 10 mil alunos da rede pública de ensino. Os programas da Trilha abordam assuntos como as vantagens de permanecer na escola, ética, gestão de projetos, inovação, economia pessoal e o futuro no mercado de trabalho, todos com atividades práticas e criativas para enfatizar o aprendizado.

O último programa da Trilha acontece em novembro e consiste numa visita às sedes das empresas FundaCasasparceiras. Neste momento, os alunos das escolas contempladas poderão conhecer a rotina de profissionais da empresa Casas Bahia ao longo de um dia. A ideia é que após receber todo esse conteúdo, os jovens estejam aptos a ingressar no mercado de trabalho ao finalizar o ensino médio, podendo exercer uma função com mais conhecimentos e habilidades técnicas.

A Trilha Empreendedora acontece desde 2017 e, ao longo desses três anos, já impactou 7 mil alunos e recebeu 800 voluntários, que foram às salas de aula compartilhar suas experiências do mercado de trabalho com os estudantes. A participação da Fundação Casas Bahia neste projeto ajudará a aumentar significativamente este número, pois em apenas um ano os resultados serão maiores que em toda a trajetória da Trilha Empreendedora.

“Nós acreditamos muito na educação como passo decisivo para a formação dos jovens da periferia e o projeto Trilha Empreendedora, com essa metodologia incrível de prepará-los para o mercado de trabalho, discutindo ética, educação financeira entre outros assuntos, merece ser apoiado. Para nós é uma honra fazer parte desta iniciativa”, destaca Hélio Muniz, diretor da Fundação Casas Bahia.

27/04/2020

27/04/2020 11:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *