SONHAR FAZ BEM
Nenhuma informação vinda por meio de sonhos deve ser ignorada, diz terapeuta
A maioria das pessoas fica absolutamente curiosa quando, ao despertar, lembra-se dos sonhos que teve durante a noite. Nem sempre é fácil entender o significado de cada um dos signos que surgem enquanto dormimos e, por isso, a busca por explicações é bastante comum. Não é a toa que existem inúmeros livros e sites que tentam explicar o que cada tipo de sonho significa. Há diferentes tipos: lúcidos, pesadelos, criativos, previsíveis, sensuais ou criativos. Não importa qual deles tenha acontecido, os sonhos são intrigantes desde os tempos mais remotos.
Muitas vezes, eles são tão reais que acordamos assustados, emocionados ou com reações físicas. Segundo o terapeuta holístico Thiago Guimarães, os sonhos são ferramentas que trazem informações importantes da nossa psique. “Eles podem trazer informações importantes sobre a nossa vida, inclusive sobre coisas que ainda podem acontecer. Nenhuma informação vinda por meio de sonhos deve ser ignorada. O inconsciente se comunica por meio dessas imagens, por isso, nunca um sonho é irreal ou não tem um significado para aquele que sonhou”, analisa.
A teoria dos sonhos proposta por Freud em 1900 ainda hoje atrai interesse sobre o desvendar desse mistério tão rico e emocionante. A importância e a influência dos sonhos na vida das pessoas podem ser analisadas em terapias e, segundo Thiago, “A interpretação é uma ferramenta importante no processo terapêutico, principalmente porque os sonhos trazem informações do inconsciente, que muitas vezes estão escondidas. O terapeuta pode adiantar, e muito, o processo de análise se utilizar a interpretação de sonhos”.
Fatos curiosos
– Você sabia que os cegos também sonham? Pessoas que ficaram cegas depois do nascimento podem ver imagens durante o sono. No entanto, aquelas que nunca enxergaram, têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e emoções.
– Homens sonham mais com sexo e mulheres têm mais pesadelos. A psicóloga Jennie Parker, em sua pesquisa de doutorado, observou 200 homens e mulheres e descobriu que os homens são mais propensos a terem sonhos eróticos.Quanto às mulheres, a maioria, quando questionada sobre o sonho mais significativo que já teve, relata um sonho assustador.
– Nós sonhamos apenas com o que conhecemos. Ainda que apareça um rosto irreconhecível, acredite: você já o viu antes em algum momento da sua vida.
– Quem para de fumar tem sonhos mais claros. De acordo com a revista científica Journal or Abnormal Psychology, 33% dos 293 ex-fumantes pesquisados disseram que tiveram sonhos sobre fumar e que eles eram mais vívidos do que os outros.
– Quando você está dormindo e ouve um som do mundo real no sonho, está passando pela experiência de Incorporação ao sonho. Salvador Dali já relatou a experiência em uma obra chamada “Sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã um segundo antes de acordar”.
– Quem joga videogame tem mais chance de controlar os sonhos. Jayne Gackenbach, psicóloga da Grant MacEwan University, afirma que sonhos e jogos são realidades virtuais e, por isso, quem passa horas com um controle na mão é mais capaz de transformar situações horripilantes em agradáveis durante o sono.
– Sonhos previnem psicose. Em um estudo recente, pesquisadores descobriram que pessoas que são acordadas no início de um sonho, ainda que tenham uma longa noite de descanso, apresentam dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de três dias.
Reportagem: Vania Nocchi / Notícias do Bem
Fotos: Divulgação / Notícias do Bem
09/09/2016
09/09/2016 08:45