Nos dias 18 e 19 de outubro, acontece uma edição inédita do Artsy: Arte em Movimento, um projeto do Riopreto Shopping em parceria com a produtora Carol Carvalho, da Portátil Consultoria Criativa. A proposta é envolver os convidados em experiências sensoriais homenageando a Arte de forma geral.
A primeira noite será marcada por um talk com a presença especial da jornalista Patrícia Carta, publisher da Harper’s Bazaar Brasil com o tema: “10 mulheres que mudaram a história da Moda” na visão dela.
No dia 19, o porta voz da Pinacoteca de São Paulo – o curador Yuri Quevedo fala sobre 10 modernistas que mudaram a história até o NFT (non-fungible token), em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, “um ato que mudou a nossa forma de ver a arte. A conversa será um panorama sobre a arte moderna por meio das obras e da vida de 10 artistas que com seu trabalho ousaram sonhar uma estética, uma paisagem e uma indústria genuinamente brasileiras, a partir das cores e motivos do nosso país”, explica Yuri.
Conheça os artistas homenageados:
· Anita Malfatti
· Antonio Paim Vieira
· Cícero Dias
· Emiliano Di Cavalcanti
· Flavio de Carvalho
· John Graz & Regina Gomide Graz
· Tarsila do Amaral
· Theodoro Braga & Maria Hirsh Braga
· Vicente do Rego Monteiro
O Centenário da Semana de 22 também será celebrado com a degustação de rótulos da Vinho 22 criados exclusivamente para este ano comemorativo. Um dos destaques é o vinho Tarsila do Amaral.
O cardápio do evento será assinado pelo chef Castro Filho, do Le Grand Chef. O projeto do espaço tem autoria de Gabriela Lemos Arquitetura com mobiliário da Mobília 22 e floral de Daniella Zancaner. O Artsy conta com o apoio das marcas Marcato Móveis, Urban Arts, Tati Scarpelli Cakes, Beba Splash, Hotel Saint Paul e Ingrid Bem Casados.
Sobre Patrícia Carta:
Patrícia Carta, jornalista de moda, é publisher da Carta Editorial desde 2003, editora-butique de luxo. Diretora da Harpers Bazaar Brasil, que completa 10 anos em novembro deste ano e do site RG, que completa 20 anos este ano também.
No início dos anos 2000 editou um livro de moda em parceria com editores internacionais pela Assoline. Foi curadora adjunta de moda do MASP de 2016 a 2018.
Fez a curadoria da exposição da Rodhia no MASP em 2017. Participa de vários summits e palestras de moda.
Sobre Yuri:
YURI QUEVEDO é curador da Pinacoteca de São Paulo. Formado arquiteto e urbanista, é mestre em História da Arte pela FAUUSP e professor na Escola da Cidade. Foi curador da exposição “Pequenas Pedras Polidas: azulejaria no acervo do Sesc e em outras coleções” (Santo André, 2022) e um dos curadores de “Ruptura e o Grupo: abstração e arte concreta, 70 anos” (MAM-SP, 2022). Também foi curador assistente no processo de reformulação da exposição de longa duração, “Pinacoteca: Acervo” (2021) De 2021 a 2022, foi assistente de pesquisa do projeto “Processos curatoriais: Curadoria e Crítica – Estudos Decoloniais em Artes Visuais”, no MAC USP, com apoio da Getty Foundation. É membro dos grupos de pesquisa: “Arquivos, fontes e narrativas: entre cidade, arquitetura e design ” (CNPq/FAUUSP) e “Nas Ruas: territorialidades, memórias e experiências” (Escola da Cidade).