You Man, comandada por Bruno Gilliard, brilhou na premiação com um redutor de fios brancos para cabelo e barba castanhos
Há três anos no mercado de produtos cosméticos masculinos, a marca You Man, de Rio Preto, foi uma das vencedoras do Prêmio Atualidade Cosmética, cuja 30ª edição foi realizada em São Paulo no último dia 8 deste mês. Concorreram nas diversas categorias da premiação – considerada o Oscar da indústria cosmética – mais de 160 produtos do Brasil e da América Latina, lançados no mercado entre setembro de 2021 e setembro de 2022.
A You Man venceu a categoria Beleza e Higiene Masculina com o Brown Control, um redutor de fios brancos para cabelo e barba castanhos. “Foi uma surpresa enorme pois concorremos com marcas de peso, que já estão há anos no mercado. Acredito que o fator inovação ajudou nosso produto a ser escolhido. Um dos grandes diferenciais do Brown Control é que o escurecimento acontece de forma gradual e não tem metais pesados e outros ativos que causam alergia”, diz Bruno Gilliard, proprietário da You Man.
A marca rio-pretense de cosméticos masculinos também figurou entre os finalistas de outra categoria com a linha para barba Bryce, composta por xampu, balm, óleo e esfoliante. Além de Beleza e Higiene Masculina, o Prêmio Atualidade contou com outras 20 categorias voltadas para cosméticos femininos e perfumes.
Do jornalismo à beleza
Em 2018, Bruno deixou o Jornalismo, profissão que exerceu por quase duas décadas, para empreender no mercado de cosmético voltado ao público masculino. “É um segmento que ainda é pequeno diante do mercado feminino, mas que está em forte crescimento. Os homens estão se cuidado cada vez mais”, comenta. Hoje, a You Man conta com 13 produtos cosméticos no mercado e outros 12 em desenvolvimento, com previsão para serem lançados entre 2023 e 2024.
“A decisão de sair do Jornalismo para tocar um negócio próprio foi difícil e desafiador. Mas foi o Jornalismo que me ajudou a tomar essa decisão. Certa vez, por volta do ano de 2013, deparei com uma reportagem sobre o mercado de beleza em ascensão. Aquilo me chamou a atenção, pois era um mercado que estava crescendo em um nível mais acelerado do que outros segmentos considerados essenciais. Passei a prestar mais atenção no assunto e, em uma ocasião, que fui para os EUA, notei que havia uma variedade grande de cosméticos masculinos em farmácias e supermercados. Eram seções inteiras só com esses produtos. Coisa que não havia no Brasil ainda. Visualizei aí uma oportunidade de um segmento em crescimento sem a concorrência já existente no mercado feminino. Então, de volta ao Brasil passei a pesquisar mais sobre o mercado masculino, produtos mais buscados pelos homens e entender todo o processo de desenvolvimento e fabricação”, conta ele, que, diante da premiação conquistada, tem a confirmação de que fez a escolha certa
Texto: Harlem Felix / Divulgação
Fotos: Divulgação / YouMan