Mães solo protagonizam nova exposição virtual da fotógrafa Milena Aurea

‘Entre Nós’ chama a atenção para os altos índices de crianças que não têm o nome do pai no registro de nascimento no Brasil


Fotógrafa e fotojornalista de Rio Preto, Milena Aurea sempre destaca temas importantes e urgentes da sociedade contemporânea em seus projetos fotográficos. No mais recente deles, “Entre nós: desafios de ser mãe solo”, que pode ser conferido no site oficial da fotógrafa, ela lança luz sobre as famílias monoparentais, em especial aquelas formadas apenas pelas mães e seus filhos.

A escolha pelo tema para seu novo projeto, viabilizado pelo Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria de Cultura de Rio Preto, foi motivada pelo aumento no número de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento no Brasil. Dados da Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) revelam que, nos dois anos da pandemia, 320 mil crianças foram registradas sem o nome do pai. Isso representa um aumento de 30% quando comparado aos dados de 2019.

“Não sou mãe, mas comecei a observar as minhas amigas que são, principalmente as que criam sozinhas seus filhos, vendo as dificuldades que elas têm para criar e para existir na sociedade. No entanto, quis mostrar o lado positivo dessa organização familiar, evidenciando essa cumplicidade entre mãe e filho por mais solitários que eles estejam, sem o apoio psicológico e financeiro do genitor. Prefiro chamar genitor, pois pai não é necessariamente quem concebe, mas quem cria um filho”, comenta Milena em entrevista ao NDB.

Dalila Motta e sua filha, Dandara, estão na mostra de Milena Aurea

Na exposição virtual, além das imagens, Milena apresenta um vídeo com depoimentos das mães que participaram dos ensaios fotográficos de “Entre nós” e um artigo da psicóloga Cláudia Grisi Mouraria, que reflete sobre os mais diferentes aspectos ligados ao termo “mãe-solo”.

Por meio de seu trabalho, Milena revela o aspecto antropológico da fotografia. Na exposição anterior, apresentou a diversidade de corpos que prevalecem no universo feminino para além de padrões físicos impostos socialmente. Agora, trata de outro tema caro à mulher em uma sociedade estruturada pelo machismo.

“Acredito que temas que são considerados tabus, que são deixados na sombra pela sociedade, precisam estar em evidência para que sejam naturalizados. É isso que tento fazer em meus trabalhos, jogar luz em determinados temas que são importantes para que possamos evoluir enquanto seres humanos”, reforça.

SERVIÇO
Entre nós: desafios de ser mãe solo – Milena Aurea
Até 6 de janeiro
milenaaurea.com.br
Grátis

Fotos: Milena Aurea/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *