Grupo Jabá com Jaca estreia seu novo espetáculo com apresentações de graça

‘Nem ta-ô zen assim!’ será apresentado no Jorge Etecheber Studio neste sábado e domingo (4 e 5)


O grupo Jabá com Jaca, de Rio Preto, estreia seu novo espetáculo, “Nem ta-ô zen assim!”, com apresentações neste sábado e domingo (4 e 5), às 20h, no Jorge Etecheber Studio.

Fruto da pesquisa do ator e diretor Danilo Melo em torno das filosofias de iluminação e do trabalho com o silêncio e a sombra na cena, “Nem ta-ô zen assim!” quer desmistificar o estereótipo romântico que paira sobre mestres iogues e outras figuras que trilham pelo caminho da iluminação e do autoconhecimento. “Quando pensamos nesse tema, temos sempre a imagem do zen budista meditando em um local isolado. No entanto, a trajetória em busca da iluminação não é tão romântica assim, exigindo muito de quem se dedica a ela”, comenta.

Dividindo a cena com o ator Matheus Campos, Melo encena uma série de histórias e relatos das mais diferentes culturas, desde os mestres orientais aos pais e mães de santo, passando pelos pajés e os mestres do Oriente médio. “São histórias das mais diferentes culturas sobre pessoas que atingiram a iluminação”, explica.

Viabilizado pelo fomento do Prêmio Nelson Seixas 2022, da Secretaria de Cultura de Rio Preto, “Nem ta-ô zen assim!” também discute a violência contra a mulher, a partir de relatos de feminicídios que ocorreram durante a pandemia. “Nesse período, os casos de violência contra a mulheres cresceram de forma expressiva, reforçando um problema histórico de nossa sociedade”, destaca Melo.

Serviço
Nem ta-ô zen assim!, do grupo Jabá com Jaca
Dias 4 e 5/2 (sábado e domingo), às 20h
Jorge Etecheber Studio (Rua Silva Jardim, 4053)
Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *