FIT Rio Preto homenageia fotógrafo Jorge Etecheber com instalação no Graneleiro

Instalação traz projeção de imagens de edições internacionais, além de painéis com fotografias P&B e o icônico Fusca que pertenceu ao fotógrafo


Fotógrafo responsável por documentar a cena cultural rio-pretense ao longo de quase três décadas, Jorge Etecheber (1967-2023) ganha homenagem especial no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), que será realizado entre os dias 18 e 27 de julho. 

Uma instalação montada no foyer do Graneleiro do Complexo Swift de Educação e Cultura resgata centenas de registros de diferentes edições do festival feitas pelo fotógrafo, que morreu, no ano passado, aos 56 anos.

Figura que marca a história da fotografia na cidade, Etecheber dedicou boa parte de sua carreira ao registro dos acontecimentos e personagens da cultura local, conquistando o reconhecimento de artistas e coletivos de todo o País. Foram décadas documentando espetáculos teatrais, shows, exposições e outras manifestações artísticas que movimentaram Rio Preto e fizeram da cidade um importante polo de cultura.

Além disso, o fotógrafo tinha um carinho especial pelo FIT Rio Preto, evento no qual se fez presente desde quando a programação envolvia apenas espetáculos do território nacional. Sua paixão pelo festival era tamanha que Etecheber fazia questão de registrá-lo mesmo quando não era selecionado para atuar na equipe de fotógrafos oficiais do evento, chegando a criar o bordão “Eu sou FIT sempre”, que foi resgatado na instalação do Graneleiro para a edição deste ano.

No ano passado, mesmo lutando contra o câncer, Etecheber fez questão de registrar as atrações do FIT Rio Preto, se fazendo presente nas apresentações de cadeira de rodas e reforçando o bordão que o eternizou: “Eu sou FIT sempre”. 

Na instalação, imagens das edições internacionais do festival feitas por Etecheber serão projetadas em looping. Além delas, fotografias em preto e branco de edições anteriores à fase internacional serão retratadas em painéis. A cenografia da instalação ainda traz o icônico Fusca que pertenceu ao fotógrafo rio-pretense nos seus últimos anos de vida.

Graneleiro
Com uma programação que enaltece a cena artística da cidade, o Graneleiro se reafirma como ponto de encontro do FIT Rio Preto na edição deste ano, recebendo mais de 40 atrações ao longo das noites de festival no Complexo Swift de Educação e Cultura. 

A entrada para o Graneleiro é franca, mas a política de distribuição de ingressos foi atualizada para facilitar o acesso à retirada: 50% serão distribuídos online, a partir das 17h, e 50%, na bilheteria da Swift, a partir das 22h30, no próprio espaço. 

A retirada online, pelo site fitriopreto.com.br, direciona o usuário para a plataforma Credencial Sesc, onde é necessário a realização de cadastro. Portanto, para retirar o ingresso com mais agilidade, é indicado realizar previamente o cadastro.

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional da Amigos da Arte, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Governo da Bélgica, Governo de São Paulo, Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativas de São Paulo.

Serviço:
Graneleiro – FIT Rio Preto 2024
De 18 a 27 de julho (a partir das 23h)
Complexo Swift de Educação e Cultura (em frente ao anfiteatro do Parque da Represa)
Lotação máxima: 1.000 pessoas
Grátis (50% dos ingressos serão distribuídos on line, pelo site do festival, a partir das 17h, e os outros 50%, na bilheteria da Swift, a partir das 22h30)
Entrada proibida para menores de 18 anos, mesmo que acompanhados dos pais

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *