Ciclo de Obras Artísticas em Processo da Azul Celeste recebe ‘O Ventre do Traviarcado’

Exibição gratuita do curta-metragem de Gaia do Brasil será neste sábado (17), às 20h, na sede da companhia rio-pretense


A Companhia Azul Celeste segue com a programação de seus 35 anos com um ensaio aberto do curta-metragem O Ventre do Traviarcado, filme de Gaia do Brasil, de São José do Rio Preto, neste sábado (17), às 20h, em sua sede.

Promovido como parte das comemorações dos 35 anos da Companhia Azul Celeste, o Ciclo de Obras Artísticas em Processo é uma iniciativa apoiada pelo Edital Retomada – Ações Continuadas – Apoio a Coletivos, da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal. “O teatro se relaciona com diversos segmentos artísticos, pois utiliza destes elementos na composição de suas obras. Ter uma obra audiovisual em nossa programação é caminhar rumo à abertura de intersecções artísticas”, destaca o diretor da Companhia Azul Celeste, Jorge Vermelho.

O curta resgata histórias da comunidade trans e travesti entre os anos 1970 e 1990, sob o olhar de um grupo de artistas também trans e travestis. Na fronteira das linguagens da dança, performance e artes visuais, as artistas revisitam fatos históricos, como a eclosão da epidemia de HIV, a operação Tarântula (que varreu as ruas da capital paulista em 1987 em perseguição a travestis) e rememoram figuras icônicas como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee, entre outras.

De igual modo, recuperam os modos de organização familiar criados em reação ao desamparo da rejeição em suas famílias biológicas – uma prática que sobrevive, cinco décadas mais tarde, em famílias formadas por travestis para suporte afetivo, sustento e sobrevivência, além de proteção para exercer a prostituição, profissão que poderia ser a única disponível em uma sociedade cujo comportamento se revela transfóbico em público e hipócrita na intimidade.

Desse modo, as dinâmicas de agrupamento, colaboração e reconhecimento são acionadas para opor-se à condições hostis e insalubres de sobrevivência, que, embora persistam, hoje são fissuradas por projetos como este, que não somente fazem do “traviarcado” um tema, mas o apresentam pela perspectiva de quem o vivencia.

Serviço
O Ventre do Traviarcado, de Gaia do Brasil
Dia 17 de agosto (sábado), às 20h
Sede da Companhia Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)
Grátis
Classificação 18 anos
Mais informações: www.companhiaazulceleste.com.br

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *