A escritora, professora e produtora cultural Carolina Manzato é a convidada dos dois próximos encontros do projeto idealizado pelo artista juny kp! que propõe inúmeras reflexões em torno da videoclipe, linguagem audiovisual que já teve canal de TV exclusivo nos anos 1990 e 2000 e hoje trafega em diferentes campos das artes. Os encontros serão nesta e na próxima segunda-feira (19 e 26/8), às 19h, na casa de criar, em São José do Rio Preto, tendo como tema, respectivamente, “Narrativas” e “Os mais caros da história”. A entrada é de graça.
Segundo Carolina, o convite para participar do encontro dedicado ao tema “Narrativas” surgiu por conta de seu envolvimento com a literatura e de sua pesquisa de doutorado. “Há muita diversidade, possibilidades de exploração do espaço, do tempo, das personagens. Nos videoclipes, os seres humanos são seres da H/história”, comenta.
A escritora confessa que foi uma jovem que acompanhava a programação da MTV!, emissora responsável por popularizar o videoclipe nos anos 1990. “É lindo o longo trabalho do juny kp! de aglomeração, categorização e análise de uma imensa lista de videoclipes”, diz ela sobre a pesquisa do artista rio-pretense, que vem sendo realizada ao longo de vários anos.
Já sobre o encontro dedicado ao tema “Os mais caros da história”, Carolina comenta que tanto ela como juny kp! têm consciência do paradoxo capitalista, lutando por um mundo mais democrático e justo, mas que, forjados e imersos nesse capitalismo, sabem muito bem levantar custos. “Também gostamos de mega produções. No entanto, na seleção dos videoclipes para o encontro procuramos incitar reflexões a partir de várias provocações: esse artista esbanjou dinheiro a troco de quê? Valeu a pena? Não valeu? Foi desperdício? Alcançou o propósito estético-comunicacional?”, relata.
Os encontros
O projeto Videoclipe: Encontros Fragmentados constitui-se em uma série de 18 encontros que abordarão diferentes aspectos dessa produção audiovisual que tem o experimentalismo como principal característica. Cada encontro será conduzido por um convidado ou convidada cujo trabalho se relaciona de algum modo com a linguagem do videoclipe.
A partir da exibição de videoclipes pré-selecionados por juny kp! em diálogo com cada convidado ou convidada, os encontros trarão análises e discussões em torno de cada tema, sendo apoiados por materiais como artigos e estudos sobre essa produção audiovisual.
O projeto Videoclipe: Encontros Fragmentados foi viabilizado pelo fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
Videoclipe: Encontros Fragmentados – Narrativas
Com a escritora Carolina Manzato
Dia 19 de agosto (segunda-feira), às 19h
Videoclipe: Encontros Fragmentados – Os mais caros da históri
Com a escritora Carolina Manzato
Dia 26 de agosto (segunda-feira), às 19h
casa de criar (Rua Nelson Freitas, 745)
Grátis
Mais informações no Instagram: @casadecriar e @eusoujunykp
Foto: Cena de Work Bitch, de Britney Spears – Reprodução
Notícias do BEM
Projeto dedicado ao videoclipe tem encontros sobre narrativas e os mais caros da história
Programados para esta e a próxima segunda-feira (19 e 26), às 19h, na casa de criar, os encontros terão a participação de Carolina Manzato