Coletivo rio-pretense Cênica faz temporada de estreia de ‘Bitita – Para Não Esquecer’ em São Paulo

Espetáculo infanto-juvenil da companhia rio-pretense é inspirado em Carolina Maria de Jesus e fica em cartaz no Sesc Pinheiros até 25 de agosto


Companhia rio-pretense com 17 anos de história, a Cênica está em clima de comemoração. Em agosto, o coletivo cumpre temporada de estreia no Sesc Pinheiros, na capital paulista, com seu novo espetáculo infanto-juvenil concebido para palco, Bitita – Para Não Esquecer.

Teatro negro para crianças, a montagem é inspirada no livro Diário de Bitita, obra da escritora e poeta brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), publicado postumamente, em 1986, que retrata sua infância, adolescência e início da vida adulta. Destaca, sobretudo, as percepções e sentimentos de infância da autora.

A montagem da Cênica propõe a criação de novos diálogos a respeito da visão de mundo, tão singular de uma menina preta da periferia. Propõe cuidar e, conforme pensa o coletivo, cuidar das crianças é pensar na construção de um mundo melhor, o que passa por falar com elas sobre pautas e assuntos diversos, inclusive os graves e delicados, sem perder a poesia e respeitando seus modos de conhecer e de ver o mundo.

O elenco de Bitita – Para Não Esquecer conta com Christina Martins no papel de Bitita, Beta Cunha, Cairo Francisco e Geovanna Leite. Texto de Anna Magalhães, direção de Fabiano Amigucci e orientação geral do ator e diretor Flávio Rodrigues, membro fundador da Cia. dos Inventivos e do Coletivo Negro, ambos de São Paulo.

“Esse é um momento muito especial para a gente porque, em 17 anos de trajetória da Cênica, é a primeira vez que fazemos uma temporada na capital, o que possibilita que nosso trabalho seja apreciado por um público diverso do público do interior, com vivências diferentes das nossas. E é muito significativo que tenha acontecido com este espetáculo, construído sem recursos financeiros, mas com muito empenho das pessoas envolvidas, de estreia recente e que trata de questões tão urgentes”, reflete Amigucci.

A temporada de Bitita – Para Não Esquecer no Sesc Pinheiros segue até 25 de agosto, sempre aos domingos, em sessões duplas, às 15h e às 17h.

Ficha técnica:
Elenco criador: Beta Cunha, Cairo Francisco, Christina Martins e Geovanna Leite
Dramaturgia: Anna Magalhães
Direção geral, iluminação e figurinos: Fabiano Amigucci
Direção de movimento: David Balt
Direção musical e sonoplastia: Cairo Francisco
Preparação vocal: Lissa Uriel
Orientação geral: Flávio Rodrigues
Cenografia: Fabiano Amigucci e Leo Bauab
Diário da Bitita: Deivison Miranda
Coordenação de produção e operador de som: E Su Mayê
Assistente de produção: Andrea Capelli
Assessoria de imprensa: Graziela Delalibera
Administrativo: Cássia Heleno, Fabiano Amigucci, Fagner Rodrigues, Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri
Produção geral: Cênica
Fotos: Luiz Aureo

Foto: Luiz Aureo/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *