Pajubá Festival seleciona 14 filmes de oito estados e do DF para compor segunda edição

Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, além do DF, são representados na programação


Um total de 14 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, de oito estados brasileiros e do Distrito Federal, representando três regiões do País, foram selecionados para compor a programação da 2ª edição do Pajubá Festival, que neste ano é chamada Cinemão Pajubá e será realizada de 6 a 13 de setembro, em São José do Rio Preto.

Com foco na promoção da visibilidade e da representatividade da comunidade LGBTQIAPN+ no cenário audiovisual brasileiro, a iniciativa do Agrupamento Ir e Vir acontece de forma itinerante, ocupando espaços em diferentes regiões da cidade. As produções selecionadas são do Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. 

Uma comissão formada pelo diretor e dramaturgo Isaac Ruy, a artista plástica, maquiadora, professora de dança contemporânea e drag queen Gaia do Brasil e o ator, diretor e dramaturgo Tiago Mariusso, idealizador e coordenador do Pajubá, foi responsável pela curadoria. As exibições serão gratuitas, sempre seguidas de bate-papo e os filmes terão acessibilidade em libras.

“Recebemos um self da produção nacional LGBT do país. A seleção foi muito difícil, pois recebemos trabalhos de muita qualidade. Procuramos diversificar a programação com filmes de vários estados e com temáticas que promovam reflexões para nossa cidade”, diz Mariusso.

Para Ruy, um festival como o Pajubá é de extrema importância para garantir que filmes com temática LGBTQIAPN+ estejam em evidência. “A qualidade dos trabalhos inscritos é excelente e vai conseguir apresentar um panorama bem interessante das produções nacionais, possibilitando trazer para uma cidade conservadora como São José do Rio Preto reflexões e debates valiosos, além do acesso às obras artísticas”, analisa.

As inscrições encerraram em 15 de agosto, recebendo propostas de todo o país. Cada trabalho contemplado na categoria curta-metragem receberá remuneração no valor de R$ 1.500. Na categoria longa e média-metragem, cada selecionado receberá R$ 2.500.

O projeto é viabilizado pelo Edital 12/2023, da Secretaria Municipal de Cultura/Lei Paulo Gustavo, de Apoio a Salas de Cinema e Cinemas Itinerantes.

Confira abaixo as produções selecionadas:


FILMES ADULTOS:
– A volta, direção Anny Stone, 16m30s. (Recife/PE)
– Ana Rúbia, direção Íris Alves Lacerda e Diego Baraldi de Lima, 15 min. (Rondonópolis/MT)
– Casa de Bonecas, direção de George Pedrosa, 15 min. (São Luís/MA)
– Fantasma Neon, direção Leonardo Martinelli, 20 min. (Rio de Janeiro/RJ)
– Mama – Africanos em São Paulo, direção Rafael Aquino, 17 min. (Contagem/MG)
– Mixadxs, direção Rose Alves, 21 min. (Fortaleza/CE)
– O ventre do traviarcado, direção de Gaia do Brasil, 20 min. (São José do Rio Preto/SP)
– Pássaro Memória, direção Leonardo Martinelli, 15 min. (Rio de Janeiro/RJ)
– Penumbra, direção Jonathan Aguiar, 12 min. (São Paulo/SP)
– Se Eu Tô Aqui é Por Mistério, direção Clari Ribeiro, 22 min. (São Paulo/SP)
– Toda Noite Estarei Lá, direção Suellen Vasconcelos y Tati Franklin, 72 min. (Vila Velha/ES)
– Todo romance termina assim, direção Marco Aurélio Gal, 14 min. (São Paulo/SP)
– Travessias, direção Ana Graziela Aguiar, 22 min. (Brasília/DF)

FILME INFANTO-JUVENIL:
– Pequeno, direção Linaldo Telles, 80 min. (São José do Rio Preto/SP)

Foto: Cena do filme ‘Fantasma Neon’, de Leonardo Martinelli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *