Espaço recém-inaugurado em Rio Preto dedicado à formação, criação e difusão artístico-cultural gerido pelos coletivos Agrupamento Ir e Vir, Grupo Mono, Cia. Palhaçaria e Agrupamento de Artistas, a Casa Nuvem está com inscrições abertas para cinco cursos que oferece gratuitamente à comunidade nos próximos três meses. O objetivo é promover o acesso à arte e à cultura de forma inclusiva, multidisciplinar e sem custo.
As atividades têm foco em todas as pessoas interessadas, sem necessidade de experiência, e compreendem áreas diversas, desde artes visuais, passando pela dança contemporânea, performance, bem como campos ligados às artes cênicas como cenografia, figurinos, adereços, visagismo, direção, além de performances PCDs. A maioria das ações ocupa a Casa Nuvem e, uma delas, a Casa de Cultura Dinorath do Valle.
A seleção é por ordem de inscrição, enquanto houver vagas. Ao final de cada atividade, os resultados artísticos serão apresentados em eventos abertos ao público e com entrada gratuita.
Programação
Composto por três módulos, o curso de artes visuais A luz e a sombra da dualidade, coordenado pela artista Mah Almeida, é o primeiro a começar. O módulo 1 acontece ainda em 2024, com encontros nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, enquanto a segunda etapa, em janeiro e, a terceira, em fevereiro de 2025. Através das artes plásticas bidimensionais, as pessoas participantes serão instigadas ao autoconhecimento por meio de suas expressões pessoais.
As demais atividades com inscrições abertas começam em janeiro de 2025. É o caso do curso de dança contemporânea e estímulos de improvisação Palavris, conduzido pelo bailarino e coreógrafo David Balt a partir do dia 11. A jornada baseia-se nas investigações de movimento feitas pelo artista em torno do poema Eu amo a rua, do jornalista e escritor carioca João do Rio (1881-1921).
Já no dia 13 de janeiro, tem início a formação em performance e cenografia Tópicos poéticos na arte do nosso tempo, com o multiartista Tiago Mariusso. Por meio da teoria e da prática, pessoas inscritas serão provocadas a refletir sobre o corpo e o espaço que ocupam, visando à criação de performances transdisciplinares. E também conhecerão um panorama sobre novas formas e campos da cenografia contemporânea, principais conceitos e mudanças.
Imagem e comunicação: perspectivas e convergências entre o design de aparências e a encenação é o nome da atividade ministrada pelo diretor e dramaturgo Isaac Ruy a partir do dia 14 de janeiro, com a proposta de abordar de maneira integrada os processos de criação de figurinos, adereços, visagismo e a direção, explorando as interseções entre a estética visual e a construção cênica.
A partir do dia 18 do mesmo mês, a atriz Vanessa Cornélio estará à frente de uma atividade de acesso performativo PCD intitulada Descobrindo a performance. Pretende-se adentrar ao universo das performances PCDs e, a partir da noção do corpo poético e a habitação dos espaços, criar novas possibilidades para o desenvolvimento de performances inclusivas, articulando artes cênicas, artes plásticas, mídias audiovisuais, literatura e outras linguagens.
Mais atividades
Ao longo do primeiro semestre de 2025, a Casa Nuvem irá oferecer mais três formativas gratuitas, com datas a serem agendadas. São elas: seminário Práticas na produção artística, com uma série de encontros online com profissionais atuantes na área para debater os dilemas da produção artística no interior paulista; workshop de contação de histórias voltado a professores da rede municipal, com Isaac Ruy, e curso de Libras.
Apresentações artísticas
Além das ações formativas, a Casa Nuvem promove diversas apresentações artísticas gratuitas em sua programação.
Ainda em novembro, o Grupo Mono apresenta, dia 29, 9h30, no Projeto Mundo Novo, e dia 30, 15h30, na Casa Nuvem, a contação de história O Segredo do Rei, com a dupla Prólogo e Epílogo, que lança mão de elementos da palhaçaria e humor para encantar, ensinar e divertir públicos de todas as idades. Nesta contação, trazem a história de um monarca mal humorado que esconde um segredo.
A Cia. Palhaçaria, por sua vez, leva no dia 28 de novembro ao projeto Mundo Novo, em duas sessões, 9h30 e 13h30, o espetáculo E o palhaço, o que é?, protagonizado por Gisele Lançoni. A peça acompanha um palhaço após a jornada no picadeiro do circo, no camarim, enquanto limpa o ambiente e evita acordar o bebê que dorme no berço.
Já o Agrupamento de Artistas programa para março de 2025 apresentações do espetáculo Flúvio e o mar, que conta a história de um menino de nome aquático que um dia decide partir numa aventura em busca do sonho de conhecer o mar. Enquanto o Agrupamento Ir e Vir realizou, em outubro, a performance a céu aberto Dois em catarse, com 12 artistas e não artistas, e circulou com a videoecoperformance Iauaretê, em setembro.
Em andamento
A abertura oficial da Casa Nuvem aconteceu em setembro e, no momento, o espaço está com três cursos gratuitos em andamento: a vivência artística para maiores de 60 anos, ministrada por Isaac Ruy e Tiago Mariusso, voltada ao exercício teórico e prático das dinâmicas e jogos teatrais pertinentes ao desenvolvimento criativo do não-ator, ação que adentrará 2025. As demais atividades são o workshop de palhaçaria infantil, com Gisele Lançoni, focado em crianças e adolescentes do Projeto Mundo Novo, que se encerra em 5 de dezembro, e o curso de dança contemporânea, com David Balt, para crianças, no CEU das Artes Aristides dos Santos, com finalização dia 30 de novembro, ocasião em que os alunos irão mostrar o resultado da atividade na Casa Nuvem, o espetáculo Reconstruir.
Sobre o projeto
Idealizada pelos artistas Isaac Ruy e Tiago Mariusso, a Casa Nuvem é um projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo Estadual.
Coletivos artísticos empenhados no desenvolvimento de projetos culturais e sociais em São José do Rio Preto e na região, os grupos sediados no espaço são parceiros artísticos de longa data, tanto em produção, quanto em pesquisa, formação e metodologia.
Além do desenvolvimento de atividades gratuitas de formação e difusão para a comunidade, o espaço possibilita a continuidade dos respectivos projetos de pesquisa e criação, ao proporcionar a acomodação de acervos, como cenários, figurinos e adereços, e servir como sala de ensaio e apresentações, tanto relativas a estreias, quanto temporadas e abertura de processos. Assim, o projeto assegura a continuidade dos trabalhos e a própria manutenção de cada grupo.
Serviço
Espaço Multicultural Casa Nuvem
Sede do Agrupamento Ir e Vir @agrupamentoirevir, Grupo Mono @grupomono, Cia. Palhaçaria @ciapalhacaria e Agrupamento de Artistas @agrupaartista
Endereço: Rua Presciliano Pinto, 838, Boa Vista – São José do Rio Preto/S
Mais informações: @casanuvemrp no Instagram
Foto: Victor Natureza/Divulgação
Notícias do BEM
Espaço cultural Casa Nuvem abre inscrições para cursos de artes gratuitos em Rio Preto
Atividades abrangem artes visuais, dança contemporânea, performance, cenografia, figurinos, adereços, visagismo, direção teatral e performances PCDs