Jornada literária da Cia. Apocalíptica revela a literatura para além dos livros em Rio Preto

Quarta edição da FrESTA segue até domingo (27), ocupando diversos espaços da cidade e realizando ações online


A Cia. Apocalíptica, de Rio Preto, promove, até domigo (27), a 4ª FrESTA – Jornada Literária Apocalíptica, em comemoração ao Dia do Livro, ocupando diversos espaços da cidade e realizando ações online. FrESTA é uma jornada literária com múltiplas linguagens artísticas. Este ano foram selecionados pela curadoria artistas e atividades de Rio Preto e de outras cidades como Ribeirão Preto, São Paulo, Praia Grande, Mauá, Campinas, Mongaguá, Bauru e Sorocaba.

A abertura da FrESTA, na última quarta-feira (23), no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, teve a presença de autoridades da cidade e show do grupo Kombinados, banda voltada para toda a família que se destaca por suas apresentações lúdicas e interativas, combinando música, teatro e personagens coloridos em shows que encantam crianças e adultos. 

O público pode participar de atividades formativas em teatro, contação de histórias, quadrinhos, artes visuais, artesanato, dança, cultura popular, palhaçaria e audiovisual. A programação oficial traz lançamentos de livros, contação de histórias, peças e shows, entre outras atividades artísticas. Todas gratuitas.

“Desde o começo, FrESTA foi pensado como um festival de literatura para além dos livros. Hoje mesclamos cerca de 15 segmentos artísticos diferentes, todos eles dialogando de alguma maneira com a literatura. Nesta quarta edição, trazemos uma programação que destaca os artistas daqui de Rio Preto, mas também com apresentações de trabalhos de todo o estado de São Paulo e até da capital”, comenta Lawrence Garcia, coordenador geral e curador do evento, que também está à frente da Cia Apocalíptica desde 2013.

O projeto é realizado através do Edital LPG Nº 21/2023 – Festivais Culturais, da Lei Paulo Gustavo do Estado de São Paulo. Uma das missões da FrESTA é também carregar o legado da Bienal do Livro de São José do Rio Preto, que não é realizada na cidade desde 2012, e foi um evento que desde sua concepção já buscava a integração da literatura com diferentes segmentos artísticos.

O evento
A 1ª edição da jornada ocorreu em maio de 2021, através da Lei Aldir Blanc Municipal, e teve um público de 4.500 pessoas, que acompanharam 65 horas de programação de 10 segmentos artísticos diferentes envolvendo 90 artistas onde 80% eram mulheres, promovendo uma verdadeira maratona literária online.

A 2ª edição ocorreu em março de 2022, sendo exclusivamente para artistas do interior paulista e repetindo os resultados da primeira edição. A 3ª edição aconteceu pela primeira vez de maneira híbrida, entre os dias 25 e 29 de outubro de 2023, aproveitando a data comemorativa do dia nacional do livro (29/10).

Serviço
4ª FrESTA – Jornada Literária Apocalíptica
Até 27/4 (domingo)
Diferentes locais de Rio Preto e na internet
Grátis
Veja a programação completa no Instagram @cia.apocaliptica

Foto: Priscila Beal/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *