Cia. Arte das Águas recebe inscrições para oficinas gratuitas em Ibirá

Até dezembro, o projeto ocupa diversos espaços da cidade com foco na integração e troca de saberes e experiências


Com a proposta de promover a integração e o enriquecimento cultural por meio de uma série de atividades artísticas e educativas que conectam diferentes gerações e comunidades, possibilitando a troca de saberes, pensamentos e vivências, a Cia Arte das Águas realiza em Ibirá, sua cidade-sede, o projeto ARTEIROS INTERGERAÇÕES – Teatro, Música, Dança, Arte e Cultura para todos.

Até dezembro, a iniciativa irá oferecer gratuitamente oficinas, palestras, intercâmbios e apresentações teatrais com foco em diversas idades e públicos, ocupando diferentes pontos da cidade. Ao todo, serão 13 oficinas artísticas, oito palestras envolvendo temáticas da atualidade a fim de quebrar preconceitos e estereótipos, oito espetáculos teatrais, além de Encontro Intergeracional de Dança e Semana de Empreendedorismo.

A companhia está com matrículas abertas até esta sexta-feira (23), para as quatro primeiras atividades que irão acontecer na sua sede e do Projeto Arteiros e para uma ação que ocupará o Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, todas com início em junho. Juntas, elas oferecem 130 vagas para idades diversas. São elas: Dança artística para adolescentes, com Victor Castioni; Violão intergerações, com Rian Gimenes; Teatro para adolescentes, com Laísa Anselmi; Zumba intergerações, com Gabriel Marconi; e Oficina de produção de projetos culturais, com Antonio Bucca Junior.

As demais oficinas programadas para os próximos meses têm foco nas áreas de teatro para crianças, dança artística para crianças, canto coral para crianças, dança para idosos, grafite, técnicas circenses, percussão e canto coral para idosos.

A programação do ARTEIROS INTERGERAÇÕEStambém acontece em espaços como o Complexo Educacional Roberto Collar, a Escola Estadual João Pedro Ferraz, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e a Praça da Matriz, entre outros pontos de Ibirá.

Palestras
Abertas a toda a população, uma série de paletras irá abordar temas urgentes na sociedade com especialistas convidados, nos seguintes temas, ao longo dos meses: “Orgulho LGBTQIA+”, com o criador de conteúdo, ator, DJ e produtor cultural Hárlen Felix; “Diversidade e acessibilidade”, com a atriz Vanessa Cornélio; “Racismo, intolerância religiosa e racismo religioso”, com a arte-educadora, atriz, diretora teatral Beta Cunha; “Velho é seu preconceito”, com Lúcia Helena Peres; “Corpos possíveis”, com a atriz Christina Martins; “Bullyng na escola – causas e consequências”, com a psicóloga Gisele Peluci; e “Depressão e suicídio (Setembro Amarelo)”, com a psicóloga Analy Barbosa; e “A desconstrução machista”, com Lúcia Helena Peres.

“Em 2025, o projeto abre as cortinas para dialogar com pessoas de diferentes idades, religiões, sexualidade, classe social e etnia, através de suas ações de reflexão, essenciais para a nossa cidade, tratando de assuntos transversais com a nossa comunidade”, diz o ator, músico, diretor e dramaturgo Antonio Bucca, fundador do grupo.

Espetáculos
Com o intuito de promover a democratização da arte e a formação de público, os espetáculos terão acesso gratuito, para públicos de todas as idades, em áreas públicas e também escolas, viabilizando o contato com a arte entre funcionários, professores e alunos.

Em junho, o público poderá conferir “Mazzaropi, um certo sonhador”, da Arte das Águas. Da companhia de Ibirá, também estão programados “A Vaca Lelé – Deixe seu sonho voar”, “O Menino Coruja” e “Sou Caipira, Ibirá, Póra”. Ainda estão na jornada “Memórias de Machadinho” (Cia. Bardos de Teatro); “Por quê?” (Cênica) e “Quantas histórias te cabem?” (Cênica).

Abrindo o projeto, no último dia 12, a Cia. Arte das Águas já apresentou o espetáculo “Mc Mosquitão e as Mosquitétes”, na Escola Vereador José Lopes de Souza, com tradução em libras.

Sobre a companhia
Fundada em 2009 pelo produtor, ator, músico, dramaturgo e ex-secretário de Cultura de Ibirá, Antonio Bucca, a Cia. Arte das Águas dedica-se à pesquisa continuada com foco no teatro popular musical e nas raízes do interior paulista. A companhia tem sido um dos principais núcleos de ativação cultural e teatral em sua cidade-sede. Sua formação partiu da união de artistas que se prontificaram a fazer trabalhos sociais de teatro e música nas escolas e bairros periféricos de Ibirá. Um dos grandes marcos da companhia foi a idealização e produção do Festib (Festival de Teatro de Ibirá). Em 2013, conquistou sua sede, a qual além de ser um espaço de ensaio e produção de novos espetáculos, foi aberta a crianças e adolescentes de Ibirá, assim, idealizou e realizou a criação do “Projeto Arteiros das Águas”, que atende anualmente mais de 350 crianças e adolescentes.

“Nada mais relevante para 2025 do que continuarmos resistindo, fazendo arte, formando, informando, capacitando e transformando pessoas de uma cidade de 12 mil habitantes através deste projeto, que vem pra levar um pensamento inclusivo e de respeito a todas as diferenças”, afirma Bucca.

O projeto é apoiado pelo Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, ProAC, Fomento CULTSP e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibirá.

Serviço
Projeto ARTEIROS INTERGERAÇÕES – Teatro, Música, Dança, Arte e Cultura para Todos, da Cia. Arte das Águas (Ibirá/SP)
Informações e inscrições: www.ciaartedasaguas.com.br

Foto: Joaquim Araújo/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *