A banda rio-pretense Bebop Blues se apresenta, nesta quinta-feira (24), no Rolê do FIT, bar cultural do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto). O grupo, formado por João Baby Blues (gaita e voz), Fernando Poiana (guitarra), Paulo Garrido (baixo) e Guilherme Pala (bateria), faz o show Like Cats and Dogs, com repertório totalmente autoral.
Segundo Fernando Poiana, guitarrista da banda e produtor executivo do show, “tocar no FIT Rio Preto é sempre uma grande alegria e uma enorme responsabilidade para a Bebop Blues. Essa é a segunda vez que nos apresentamos nesse festival que, ao longo dos anos, e com muito trabalho e esforço dos seus organizadores, se tornou certamente o mais importante evento do calendário cultural de São José do Rio Preto, inserindo a nossa cidade no circuito cultural internacional com muita propriedade.”
Poiana conta que a última participação da Bebop Blues no FIT Rio Preto foi em 2022, quando a banda ainda estava trabalhando a divulgação do seu primeiro trabalho de estúdio, Stray Cat, e preparando o material que se tornaria o segundo EP do grupo, Mad Dog, lançado um ano depois daquele show.
Para o músico, “é muito importante para a Bebop Blues voltar ao FIT com esse show autoral, o Like Cats and Dogs, juntando as músicas dos nossos dois EPs, num espetáculo que foi contemplado a Lei Nelson Seixas 2023 e estreou no Teatro Nelson Castro naquele ano.”
Quando questionado sobre se há alguma relação entre blues e dramaticidade, coração do FIT Rio Preto, Poiana ressalta que existe um grande aspecto dramático no blues, tanto em seu aspecto lírico quanto na sua sonoridade. Diz o músico que “há na poética do blues uma crônica potente do nosso cotidiano, muitas vezes em linguagem simples, mas nem por isso menos pungente.”
O músico completa dizendo que “dentro da tradição do blues, quase tudo tem mais de um sentido, e nela sempre encontramos uma grande variedade de temas e sentimentos conflitantes que diretamente conversam com a contemporaneidade. Ou vai me dizer que não temos de sobreviver como dá num contexto em que temos de sorrir enquanto somos explorados em diversos níveis?”
Nesse sentido, completa o músico, “o blues é uma linguagem musical paradoxalmente estrangeira e nativa, pois embora não seja um estilo criado no Brasil, ele dialoga com os temas mais profundos que permeiam a nossa realidade e revela o que ela tem de mais legal e letal.”
Elis & Harmonikuss
Completa a noite de música ao vivo no Rolê do FIT desta quinta (24/7) o show da banda rio-pretense Elis & Harmonikuss, grupo formado por Elis Angelotte (voz), Esdras Nunes (piano), João Pazzini (baixo) e Vinícius Lima (bateria).
O quarteto une talentosos músicos em um projeto vencedor do Prêmio Nelson Seixas 2023. O quarteto apresenta releituras de clássicos da música mundial em arranjos exclusivos de Esdras Nunes, com as interpretações intensas de Elis Angelotte e os ritmos e grooves diferenciados de Lima e Pazzini.
Segundo Angelotte, para esse show “escolhemos músicas de artistas que sempre nos inspiraram, que fizeram parte da nossa construção como músicos. No show da Lei Nelson Seixas de 2023 escolhemos, especialmente, músicas interpretadas por mulheres fortes que nos inspiraram com musicalidade e resistência.”
Perguntada sobre como os arranjos do projeto são construídos, Angelotte diz que se trata de “um processo loucamente apaixonante”. E completa: “Esdras é o cabeça, ele faz os arranjos com maestria e uma tremenda generosidade, já que eles vão se tornando um pouco nossos também, tomando forma através das execuções. Acredito que a melhor versão sempre será a próxima.”
Sobre o que o público pode esperar desse show, Angelotte afirma que “o show do Nelson Seixas era Sonho, Luta, Força, Garra – Mulheres Inesquecíveis na Música. Já o segundo era As Nossas Versões. Esse do Rolê do FIT2025 será um mix de ambos”.
Os shows Like Cats and Dogs, da Bebop Blues, e de Elis & Harmonikuss acontecem no Complexo Swift de Educação e Cultura. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 12h00 desta quinta (24/7), no site do Sympla.
Foto: Ruy Barbosa Jr./Divulgação
Notícias do BEM
Banda Bebop Blues faz show FIT Rio Preto nesta quinta-feira
O quarteto rio-pretense apresenta o show autoral ‘Like Cats and Dogs’. A noite também conta com apresentação do grupo Elis & Harmonikuss