Grandes nomes da música nacional marcam a reta final da 15ª edição do Fliv

O festival segue até sábado (16) com programação multicultural, reunindo shows de Renato Teixeira, Os Originais do Samba e Di Ferrero


Fliv – Festival Literário de Votuporanga chega aos últimos atos de sua 15ª edição com uma programação intensa e acessível a todos os públicos. O Parque da Cultura segue vestido de Fliv até o sábado (16), repleto de atividades que incluem literatura, teatro, circo, arte, educação e tecnologia.

Ao longo desses últimos dias, crianças e jovens podem participar de oficinas gratuitas de musicalização infantil, balonismo artístico, aquarela, colagens sustentáveis, robótica, dança interativa, areia mágica, pintura facial, confecção de bonecos de jornal, filtros dos sonhos e ilustração personalizada, e muito mais.

A diversidade de atrações reflete o caráter multicultural do festival, que segue até sábado com espetáculos teatrais, sessões de cinema ao ar livre, intervenções de dança e música, exposições e experiências interativas, mantendo o compromisso com a pluralidade cultural e o acesso gratuito para diferentes faixas etárias.

Palco Principal
Na quinta-feira (14), às 20h30, o palco principal recebe Renato Teixeira. Com composições de sucesso e um repertório que transita entre a poesia caipira e a memória afetiva de diferentes gerações, reunindo um público de todas as idades.

A sexta-feira (15) traz o samba como protagonista. Também às 20h30, Os Originais do Samba revivem a irreverência e a energia que, desde os anos 1960, transformam rodas e palcos em celebrações coletivas.

E no sábado (16), o festival se despede com o cantor Di Ferrero. Ex-vocalista da banda NX Zero, ele leva ao público um show que mescla músicas do atual trabalhos solo e novas sonoridades e sucessos que marcaram sua trajetória, fechando a programação do Fliv, que contou com mais de 600 atividades ao longo de 9 dias.

Mesas literárias
Além dos shows, o Fliv reserva espaço para conversas e reflexões literárias. Na quita-feira (13), , às 17h, o Cine Fliv recebe o autor Fabio Schunck para um bate-papo sobre seu livro As Aves no Sesc Bertioga, que destaca a diversidade de espécies e os encantos da observação de pássaros na região da unidade. Após o encontro, será realizada uma vivência prática de observação com o público, onde eles participarão de uma experiência que conecta literatura, natureza e sensibilização ambiental. No mesmo local, às 19h30, Arthur Santini conduz uma apresentação voltada à compreensão da inteligência artificial, com foco em explicar seus conceitos básicos, funcionamento e aplicações práticas.

Na sexta-feira (15), o Fliv abre espaço para um encontro poético e instigante: um bate-papo com a escritora Ryane Leão, conduzido pela mediadora Aliana Lopes Câmara, em uma mesa que dialoga com a tradição dos Feiras, Festivais e Festas Literárias, sob o apoio da SP Leituras – Organização Social de Cultura. É nesse diálogo que a autora, cuja voz se destaca pelo empoderamento feminino e renovação da poesia contemporânea, encontra eco nas reflexões de Aliana, traçando pontes entre a produção literária, os espaços de leitura e os desafios de legitimação cultural em contextos periféricos. Sob um viés inclusivo, a conversa sugere uma partilha de trajetórias e inquietudes que reverberam além dos livros.

O sábado (16) concentra mesas no Espaço Escritores. Às 14h, Poliane Castelhano, Gabriel Eduardo e Glau Ramires discutem criação literária e mercado editorial, com mediação de Lawrence Garcia da Cia. Apocalíptica. Com o mesmo tema, acontece às 15h30, a participação de Giovana Neves, Katiuce Lopes Justino, Priscila Topdjian e Sidnei Olivio, mediado por Fernanda Missiaggia.

Já às 17h, Angela Duran, Daniel Garcia Rodrigues e Tarcísio Carlos Moura Moia conversam sobre “Escrever para pertencer ao mundo: literatura e transformação social”, também com mediação de Missiaggia. 

A programação completa pode ser consultada em www.fliv.com.br/programacao e nas redes sociais do Fliv.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *