Rapper e pesquisadora Lunna Rabetti comanda masterclass sobre Hip Hop na casa de criar

Programada para sábado (27/9), às 20h, masterclass é uma das muitas ações do projeto ‘Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro’


A presença das mulheres na cultura Hip Hop brasileira é o tema da masterclass que marca o lançamento do curso do projeto Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro, realizado pela casa de criar. Programada para este sábado (27/9), às 20h, a masterclass será ministrada pela rapper, historiadora e pedagoga Lunna Rabetti, de São Paulo.

O curso sobre a história do Hip Hop integra uma programação de 455 horas, distribuídas em nove ações gratuitas distintas, que serão realizadas até o final deste ano. A proposta do projeto Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro é promover a formação, produção e difusão por meio da participação de artistas locais, nacionais e internacionais, proporcionando, na sede da casa de criar, um espaço de cultura e resistência para a juventude urbana e honrando a memória artística da cidade.

Presidente do Instituto Global Perifeminas e facilitadora da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, Lunna fortalece o Hip Hop paulista e brasileiro há mais de três décadas. Ela é autora do livro A vida marginal de Luana Rabetti – Entre linhas, folhas e tintas (2021) e organizadora da série editorial Perifeminas, que já teve três edições publicadas, além da revista Voz das Minas e participações em coletâneas, filmes e documentários.

Exposição
Além da masterclass do curso sobre a história do Hip Hop, o projeto da casa de criar é marcado, neste mês, pela exposição Rio Preto, onde o Hip Hop vive, cuja vernissage será realizada nesta segunda-feira (22/9), às 20h30.

Concebida por juny kp!, que comanda a casa de criar ao lado da escritora Carolina Manzato, Rio Preto, onde o Hip Hop vive é uma exposição infográfica que sistematiza todo o acervo sobre a história dessa cultura urbana periférica na cidade. Tratam-se de recortes de jornais, fotografias, materiais impressos, rascunhos e outros registros acumulados pelo artista visual que, de alguma forma, documentam a evolução do Hip Hop rio-pretense.

Os quatro elementos da cultura Hip Hop movimentam a casa de criar aos domingos. No dia 21 de setembro, a partir das 17h, o encontro terá a crew rio-pretense X Style United, o DJ Kayque e o grafiteiro Edson Ramos, que também participa de um bate-papo sobre arte e mercado.

No dia 28 de setembro, será a vez de Mirrors Beat Squad, DJ Bocka e do grafiteiro Will Insano, além da DJ e produtora Lu Pequim, que falará sobre a arte da produção do Hip Hop em São José do Rio Preto.

A realização do projeto Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro é viabilizada pelo fomento da Lei Nelson Seixas 2024, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Serviço
Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro
21/9, às 17h – cultura de rua com X Style United, DJ Kayque e Edson Ramos
21/9, às 19h – papo reto com Edson Ramos
22/9, às 20h30 – Vernissage da exposição ‘Rio Preto, onde o Hip Hop vive’
27/9, às 20h – masterclass com Lunna Rabetti (Presença feminina na Cultura Hip Hop do Brasil)
28/9, às 17h – cultura de rua com MIRRORS, DJ bocka, Will Insano
28/9, às 19h – papo reto com Lu Pequim
29/9, às 19h – curso com juny kp! (videoclipes de rap dos anos 1970 e 80)
5/10, às 14h – oficina de graffiti com Will Insano
5/10, às 16h – oficina de rap com juny kp! e Carolina Manzato

casa de criar Rua Nelson Freitas, 745 – (Parque Residencial Laureano Tébar)
Grátis
Saiba mais no Instagram @casadecriar e no site www.casadecriar.com.br

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *