Projeto ‘Ensaios sobre artivismo’ promove arte, diversidade e resistência em Rio Preto

Depois de circular por oito cidades paulistas, Grupo de Apoio à Loucura ocupa dois espaços da cidade nos dias 1, 12 e 13 de dezembro


Depois de circular por oito cidades paulistas convidando o público a refletir sobre gênero e diversidade através da arte, o Grupo de Apoio à Loucura (GAL) encerra em São José do Rio Preto, sua terra natal, o projeto Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração, com uma programação que sintetiza as vivências e trocas de sua primeira turnê artística por São Paulo.

Em Rio Preto, o projeto Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração ocupa os espaços culturais Casa Biá de Arte Transformista em 1º de dezembro (segunda, Dia Mundial de Luta contra a Aids); e Casa Nuvem nos dias 12 e 13 de dezembro (sexta e sábado), envolvendo artistas LGBTQIAPN+ da cena local e de outros territórios. A entrada é de graça.

Segundo Murilo Gussi, mente criativa à frente do GAL, a primeira circulação pelo estado revelou como as inquietações que provocam as criações artivistas do coletivo rio-pretense ecoam em outros territórios, reforçando a necessidade de uma rede apoio e afeto para que o público LGBTQIAPN+ possa romper com suas históricas opressões.

“Os bate-papos e as oficinas foram espaços de troca potente, com pessoas reconhecendo aquele momento como um lugar tranquilo para falar das suas angústias, dúvidas e anseios. Em alguns lugares conseguimos conectar pessoas com a rede local de apoio ao público LGBT+, pessoas que não tinham informação de como acionar esses serviços em suas cidades. Esse foi o grande aprendizado dessa trajetória”, compartilha Murilo.

Contemplado em edital de fortalecimento da Cultura LGBTQIA+ do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração circulou por Ribeirão Preto, Bauru, São Paulo, Santos, Ubatuba, Campinas, Araçatuba e Catanduva, com exibições de filme e bate-papo, oficina e intervenção artística.

Fechação de turnê
Em Rio Preto, a programação tem início no dia 1º de dezembro (segunda-feira), às 19h, na Casa Biá de Arte Transformista, com a exibição do filme O ventre do traviarcado, dirigido por Gaia do Brasil. Após a sessão, haverá um bate-papo com as atrizes do filme, Christina Martins, Agatha Renard e Stella She.

A obra de Gaia do Brasil revisita fatos históricos da comunidade LGBTQIA+, como a eclosão da epidemia de HIV nos anos 1980; a Operação Tarântula, que varreu travestis das ruas da capital paulista em 1987; e rememora figuras icônicas como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee, entre outras.

O projeto Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração seguirá no dia 12 de dezembro (sexta-feira), às 21h, na Casa Nuvem, com show do duo rio-pretense Magia Negra, que tem uma história de parceria criativa com GAL.

No dia 13 de dezembro (sábado), na Casa Nuvem, das 14h às 17h, GAL recebe a artista e performer Warley Noua (Imperatriz da Noua Mamba Negra / Overseer Noua Milan), que vai ministrar a oficina Corpo em passarela – Introdução ao Vogue e Runway. Na oficina, ela convida o público a descobrir a força, a graça e o poder de se mover com intenção, vivenciando as linguagens da cultura Ballroom, que transformam movimento em expressão, resistência e liberdade.

E liberdade é o que marca o último ato da programação no dia 13 de dezembro (sábado), às 21h, na Casa Nuvem: o Cabaré da Fechação – Ball da GAL, um momento de celebração que transforma pesquisa, afeto e dissidência em presença cênica e coletiva. “É a forma de reafirmarmos umas manifestações mais emblemáticas da cultura LGBT+, com performances, categorias de ball e participação de artistas muito especiais para GAL e para a cena de São José do Rio Preto”, destaca Murilo.

Da cena rio-pretense, marcam presença no Cabaré da Fechação – Ball da GAL nomes como Monna Mu, DJ Barbara Ananda, Joanna Blac, Christina Martins, Azulla e Melusine Sparkle. Entre as convidadas estão Overseer Núbia Candace, uma das referências da cultural Ballroom no País, e Carla Mendes, mulher transexual preta periférica, militante, ativista, produtora cultural, palestrante e representante da comunidade LGBT+ em Catanduva.

Para Murilo, o encontro final dos Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração assume a pista como território de resistência, festa como gesto artístico e o brilho como afirmação de vida. “ Um ritual contemporâneo que celebra a potência da comunidade LGBTQIAPN+, afirmando o artivismo como linguagem estética, política e afetiva”, define.

Serviço
Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração
GAL – Grupo de Apoio à Loucura
Instagram:@_grupodeapoioaloucura

Dia 1/12 (segunda), às 19h
Exibição de o ‘Ventre do traviarcado’ e bate-papo
Casa Biá de Arte Transformista (Rua Arnold Von Bugenhagem, 2100 – Parque das Flores 2)
Grátis

Dia 12/12 (sexta), às 21h
Show do duo Magia Negra (São José do Rio Preto-SP)
Casa Nuvem (Rua Dr. Presciliano Pinto, 838 – Boa Vista)
Grátis

Dia 13/12 (sábado), das 14h às 17h
Oficina: Corpo em Passarela — Introdução ao Vogue e Runway
Com Warley Noua (Imperatriz da Noua Mamba Negra / Overseer Noua Milan)
Casa Nuvem (Rua Dr. Presciliano Pinto, 838 – Boa Vista)
Grátis

Dia 13/12 (sábado), às 21h
Cabaré da Fechação  – Ball da GAL
Com Overseer Núbia Candace, Carla Mendes, Monna Mu, Joanna Blac, DJ Barbara Ananda, Christina Martins, Azulla e Melusine Sparkle
Casa Nuvem (Rua Dr. Presciliano Pinto, 838 – Boa Vista)
Grátis

Foto: João F. Tavares Kawasaki/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *