Sob o tema “Reduzir, Repensar, Reciclar”, o Sesc Rio Preto convida o público a refletir sobre práticas sustentáveis e a relação com os recursos naturais por meio de uma programação variada e gratuita durante o mês de dezembro. As atividades abrangem oficinas e palestras que estimulam a adoção de hábitos conscientes e apresentam soluções inovadoras para reduzir impactos ambientais.
A programação inclui quatro oficinas práticas que ensinam desde técnicas construtivas sustentáveis e de baixo custo, utilizando recursos naturais, até a produção de itens para uso pessoal e doméstico que não agridem o meio ambiente.
Além das oficinas, o público poderá participar de uma palestra sobre Bioconstrução, tema essencial para repensar o futuro das cidades e propor alternativas que respeitem o território, considerem as condições climáticas e promovam a gestão adequada de resíduos. Nela, o bioconstrutor Lucas Ciola apresenta conceitos e técnicas de construções geodésicas, estruturas arquitetônicas leves e resistentes, que utilizam princípios geométricos para criar espaços sustentáveis. A atividade acontece no dia 5, às 19h30, na Sala de Múltiplo Uso, com entrada gratuita e interpretação em Libras.
Nos dias 6 e 7, o público poderá participar das oficinas “Casinha de Bambu para Crianças”, que propõe uma experiência lúdica e colaborativa, e “Bioconstrução Geodésica de Bambu”, voltada para jovens e adultos interessados em aprender sobre estruturas geodésicas e suas aplicações. Ambas serão realizadas na Sala de Espaço Oficina 1, com vagas limitadas e distribuição de senhas 30 minutos antes.
A programação também traz a 2ª edição da Feira do Desapego, no dia 11, das 17h às 21h, reunindo brechós e sebos de livros e discos na área externa da Comedoria. A iniciativa reforça o conceito de consumo consciente e se embasa na economia circular, alinhada ao programa institucional de Educação para Sustentabilidade “Lixo: Menos é Mais” do Sesc São Paulo, que visa a minimização e destinação responsável de resíduos, e tem como princípio a sustentabilidade ambiental, a redução da geração de resíduos, a reutilização de materiais, a destinação responsável de todos estes resíduos e o desenvolvimento de ações socioeducativas e de comunicação, tanto para os empregados, como para os frequentadores do Sesc.
Nos dias 13 e 14, a bióloga e especialista em cosméticos naturalizados Daniela Campanatti conduz duas oficinas voltadas para alternativas sustentáveis no cotidiano: “Panos de Cera Ecológicos”, que ensina a substituir o plástico filme por panos encerados feitos com cera de abelha, e “Shampoos Sólidos”, que apresenta uma opção natural e livre de embalagens plásticas para cuidados com os cabelos.
Todas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas e distribuição de senhas 30 minutos antes do início. A programação é aberta para diferentes faixas etárias e conta com acessibilidade em Libras em algumas ações.
Para mais informações, acesse www.sescsp.org.br/riopreto
Serviço:
Palestra
BIOCONSTRUÇÃO EM FOCO!
Com Lucas Ciola, bioconstrutor
Construções geodésicas são estruturas arquitetônicas baseadas em formas geométricas, geralmente triângulos, que se combinam para criar cúpulas leves, resistentes e de baixo impacto ambiental. Popularizadas pelo arquiteto e inventor Buckminster Fuller, elas aproveitam princípios da geometria e da distribuição equilibrada de forças, resultando em espaços amplos com mínimo uso de materiais. Nessa palestra, o bioconstrutor Lucas Ciola apresenta as técnicas mais utilizadas na bioconstrução.
Dia 5. Sexta, 19h30. Sala de Múltiplo Uso. Senhas 30 minutos antes. Lugares limitados. Grátis. Para todas as idades. Libras.
Oficina
CASINHA DE BAMBU PARA CRIANÇAS!
Com Lucas Ciola, bioconstrutor
Nesta oficina, os bambus pré-montados viram peças de um brinquedo de encaixar, em uma atividade segura e divertida que acolhe crianças e adultos. Ao final da atividade, os participantes cantam uma música dentro da casinha e celebram o mutirão, em uma reflexão sobre o poder do trabalho conjunto e de sua capacidade construtiva.
Dias 6 e 7. Sábado e domingo, 10h às 12h. Sala de Espaço Oficina 1. Senhas 30 minutos antes. Lugares limitados. Grátis. Para todas as idades. Libras.
Oficina
BIOCONSTRUÇÃO GEODÉSICA DE BAMBU
Com Lucas Ciola, bioconstrutor
Oficina de construções geodésicas de frequências 2 e 3, para jovens e adultos. As “frequências” de uma construção geodésica dizem respeito ao grau de subdivisão das faces que compõem a estrutura. Ou seja, quanto maior a frequência, maior o número de triângulos e mais próxima de uma esfera a cúpula se torna.
Dias 6 e 7. Sábado e domingo, 14h às 16h. Sala de Espaço Oficina 1. Senhas 30 minutos antes. Lugares limitados. Grátis. A partir de 14 anos.
Feira
FEIRA DO DESAPEGO
2ª Edição – Feira de brechós e sebos de livros e discos
“Lixo: menos é mais” é o programa do Sesc SP de minimização e destinação responsável de resíduos, implantado em todas as unidades do estado. O programa estimula a destinação responsável de materiais e de atividades educativas ligadas à sustentabilidade.
Dia 11. Quinta, 17h às 21h. Comedoria – Área Externa. Grátis. Para todas as idades.
Oficina
PANOS DE CERA ECOLÓGICOS
Com Daniela Campanatti, bióloga e especialista em cosméticos naturalizados
Você sabia que o plástico filme que usamos habitualmente em nossas cozinhas, pode liberar substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente? A oficina explora os impactos do plástico e convida os participantes a criar seus próprios panos encerados ecológicos utilizando cera de abelha e outras matérias-primas naturais para substituir o plástico filme, além de conhecer mais sobre o universo das abelhas.
Dia 13. Sábado, 10h às 11h30. Dia 14. Domingo, 15h às 17h. Sala de Múltiplo Uso. Senhas 30 minutos antes. Vagas limitadas. Grátis. A partir de 13 anos.
Oficina
SHAMPOOS SÓLIDOS
Com Daniela Campanatti, bióloga e especialista em cosméticos naturalizados
Existe uma ligação direta do uso dos produtos de cosméticos naturais com a preservação do meio ambiente? Nesta oficina, os participantes aprenderão produzir um shampoo sólido natural, ecológico e livre de embalagens plásticas. Uma alternativa sustentável que ajuda a reduzir os resíduos no planeta, além de ser gentil com seu cabelo.
Dia 13. Sábado, 15h às 17h. Dia 14. Domingo, 10h às 12h. Sala de Múltiplo Uso. Senhas 30 minutos antes. Lugares limitados. Grátis. A partir de 13 anos.
Foto: Divulgação


