Dia 8 de dezembro, segunda-feira, Feriado Municipal em Rio Preto, acontece a 4ª edição da Mostra Boca Miúda, mostra de cinema gratuita e ao ar livre com foco em produções audiovisuais do interior paulista, realizada desde 2022. Como é tradição, o evento acontece no canteiro central da Avenida José Munia, no bairro Jardim Vivendas.
Trazendo para a cidade produções que valorizam o cinema independente e suas geografias, a mostra oferece um recorte diverso do audiovisual por meio de oito curtas-metragens de diferentes regiões do estado de São Paulo. Da animação à ficção, os filmes abordam temáticas que incentivam a reflexão crítica da atualidade, como acessibilidade, gênero e humanidade.
A exibição terá 1 hora e 37 minutos de duração e o público poderá conferir as seguintes produções: Bicicleta Vermelha (Rodolpho Pinotti, 2024, São José dos Campos); Caguaçu (Coletivo Graffiti com Pipoca, 2025, Ribeirão Pires); Canteiro de Íris (Fernanda Barban, 2025, São José do Rio Preto); Dona Dudu (Tiago Silva, 2024, Assis); E Assim Aprendi a Voar (Antonio Fargoni, 2025, coprodução São Carlos/SP-Porto Velho/RO); Posso te fazer uma Pergunta? (Antônio Cortez e Danilo Teixeira, 2025, Ibitinga); Sirus (Alessandro Guimarães, 2025, Caconde); e Tempestade (Marco Escrivão, 2025, São Carlos).
Recorde
Esta 4ª edição recebeu 146 inscrições, número recorde, o que reflete a potência do audiovisual para além da capital. Integraram a comissão de seleção a socióloga e professora Bruna Giorjiani, o cineasta e multiartista Jef Telles e o educador, gestor e artista Rodolfo Kfouri, profissionais que desde a 1ª edição contribuem na concepção da mostra.
“A cada ano a Mostra da Boca Miúda amplia o alcance e se consolida como um ponto de reflexão sobre a produção audiovisual no noroeste paulista”, reflete a curadoria. Para o trio, “a variedade de linguagens é mais um dos fatores que potencializa o breve panorama das produções”. A comissão também destaca a importância da constância em atividades culturais como meio também de promover o acesso à cultura.
Histórico
Com edições já realizadas em 2022, 2023 e 2024, a Mostra Boca Miúda é uma iniciativa coletiva de artistas, produtores e entusiastas da sétima arte: Bruna Giorjiani, Daniela Honório, Diógenes Sgarbi, Elissa Pomponio, Jef Telles, Lucas Pelegrino, Marcus de Marchi, Mona Luizon, Rodolfo Kfouri e Vinicius Dall’Acqua.
Na edição de 2024, o evento prestou uma homenagem póstuma ao fotógrafo Jorge Etecheber, morto naquele ano, integrante e um dos idealizadores do projeto. Na ocasião, as pessoas realizadoras plantaram uma muda de aroeira no local de exibição em homenagem ao artista, como forma de manter viva a parceria e preservar a memória de Jorge Etecheber como integrante da Boca Miúda.
Serviço
4ª Mostra Boca Miúda
Quando: 8 de dezembro, 19h30
Onde: canteiro central da Avenida José Munia, no bairro Jardim Vivendas, em São José do Rio Preto – SP (altura do número 7.085)
Ingresso: Grátis
Mais informações: @mostrabocamiuda
Foto: Luiz Áureo/Divulgação
Notícias do BEM
Mostra da Boca Miúda faz projeção de cinema ao ar livre no feriado municipal
Rio Preto recebe evento dia 8 de dezembro, segunda-feira, no canteiro central da Avenida José Munia


