Acirp celebra centenário com audiotour mostrando o desenvolvimento da cidade

O PASSADO NO PRESENTE

Acirp celebra centenário com audiotour mostrando o desenvolvimento da cidade

Imagina levar um viajante do tempo, que veio do início do século 20, para uma viagem cheia de descobertas no centro de São José do Rio Preto? Pois é isso que acontece no “AudioTur – A Voz de Quem Produz”, evento criado em comemoração do centenário da Acirp e que apresenta ao participante uma nova perspectiva da cidade a partir do passado.

Utilizando a visão e a audição, somos convidados a emergir em uma cidade ainda em construção e desenvolvimento. O trajeto tem início na Praça Rui Barbosa, o participante coloca o fone de ouvido, recebe um mapa com fotos antigas e é guiado por um personagem que vem diretamente do ano de 1920 e que só enxerga aquilo que você vê.

Depois do play são 17 paradas com muitas curiosidades e diversas surpresas. Por exemplo, Rio Preto foi construída em volta da primeira capela, hoje conhecida como a Catedral e o Hotel Itamarati, localizado na rua Jorge Tibiriçá, foi o primeiro prédio construído na vertical, na época intitulado Caramuru.

No caminho conhecemos onde foi o Cine São Paulo, famoso cinema de rua que teve sucessos de bilheteria como “E o Vento Levou”, e o Cine Éden Park, primeiro cinema de Rio Preto que hoje dá lugar ao Banco Santander na rua Delegado Pinto de Toledo.

Descobri que o Fórum, por exemplo, já foi um cemitério, que antes o Mercadão era um campo de futebol e que na rua Saldanha Marinho existe uma portinha que dá acesso ao Museu Primitivista, que conta com diversas obras de José Antônio da Silva, considerado um dos artistas mais conceituados do país.

Com paradas inéditas que nos fazem usar todos os sentidos do corpo e mostrando a história de uma cidade desenvolvida e muito querida, o audiotur faz uma das últimas paradas no prédio da Acirp. Lá conhecemos mais sobre a história da Associação que antes chamava “Acia”, além de ver a parede com todos os quadros dos presidentes e a sala onde acontecem as reuniões semanais.

De volta à Praça Rui Barbosa, nos despedimos desse personagem tão querido que nos acompanhou ao longo desta incrível viagem no tempo, proporcionando sentimentos de nostalgia, carinho e muitas descobertas sobre a maior cidade da Noroeste Paulista.

Para os interessados, o “AudioTur – A Voz de Quem Produz” fica disponível gratuitamente até o dia 1 de novembro, na Praça Rui de Barbosa. O trajeto tem 50 minutos e não é necessário o agendamento. Basta preencher a ficha de cadastro e entregá-la junto com um documento de identificação. Além do fone, o participante receberá um kit com máscara, água, cartão surpresa e fotos.

AUDIOTUR “A Voz de Quem Produz”

DATA: até o dia 1 de novembro

HORÁRIO: das 8h às 12h (sábado) / 8h às 11h (domingo)

LOCAL: Praça Rui Barbosa (Ponto de Saída/Retorno)

INFORMAÇÕES: (17) 3214-9433

GRATUITO

Texto: João Vitor Boni/ Notícias do Bem
Fotos: Divulgação / Acirp e Ricardo Boni/ Notícias do Bem

30/10/2020

30/10/2020 14:03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *