ARTE URBANA

ARTE URBANA

Grafiteiros serão selecionados para mostrar sua arte em Complexo de viadutos em Rio Preto

No mundo todo, o grafite vem se espalhando em muros e espaços públicos das cidades, dando mais cor e arte à paisagem urbana. Um exemplo disso é o icônico Muro de Berlim, uma verdadeira galeria ao ar livre, com dezenas de grafites. Mas não é preciso ir tão longe para presenciar essa arte em grandiosidade. No Brasil, na capital paulista, desde o ano passado, a avenida 23 de maio ganhou mais vida com os trabalhos de grafiteiros e, atualmente, tem um dos maiores murais de grafite a céu aberto da América Latina.

Como uma forma de promover o grafite e ocupar o espaço urbano com mais arte, a Prefeitura de São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, por meio da Secretária de Cultural, está convocando grafiteiros a participarem de uma licitação e mostrarem sua arte no complexo de viadutos da região Norte da cidade, na confluência das avenidas Bernardino Seixas Ribeiro, Ernani Pires Domingues e Fortunato Ernesto Vetorasso.

GrafiteirosA licitação, na modalidade Chamada Pública, irá selecionar projetos de grafiteiros que farão a execução dos painéis. A proposta é de que os artistas abordem temas que se refiram a retratos, recantos e paisagens da cidade. Com isso, teremos a valorização ao desenvolvimento da cultural local, bem como o acesso da população à mesma.

O processo está respaldado pelas leis dos programas “Cultura para Todos” e Prêmio Nelson Seixas de fomento à produção cultural. Os interessados em participar da Chamada Pública poderão se inscrever até o dia 13 de junho. Serão selecionados quatro projetos que receberão cada um R$ 6 mil. Valor que se refere ao trabalho que será executado, bem como o material a ser utilizado.

O edital, com todos os detalhes e critérios, para os interessados em participar da seleção está disponível no Portal do Cidadão, site oficial da Prefeitura www.riopreto.sp.gov.br, no item Portal de Compras. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura, que fica na Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 – Centro, ou pelo telefone 3202.2310.

Reportagem: Redação / Notícias do Bem 

Fotos:Ricardo Boni / Notícias do Bem

23/05/2016

23/05/2016 10:09

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *