Artistas integram Fórum Escuta Rio Preto

VOZ À ARTE

Artistas integram Fórum Escuta Rio Preto

Na noite desta quarta-feira, dia 10 de janeiro, nós, do Notícias do Bem, acompanhamos com exclusividade a reunião da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São José do Rio Preto para a concepção e formatação do Fórum Municipal de Cultura – intitulado “Escuta Rio Preto”. O Fórum acontecerá nas noites de 26 a 30 de janeiro, no Teatro Municipal, com discussões e sugestões para a formatação de uma Carta Aberta que será entregue nas mãos do atual prefeito da cidade, Edinho Araújo. “Com este material vamos visualizar o que pode ser feito na cena cultural nos próximos quatro anos”, explicou o assessor da Secretaria de Cultura, Jorge Vermelho.

A reunião, que aconteceu das 19h às 21h30 no prédio da Secretaria, reuniu cerca de 200 músicos, artistas plásticos, dançarinos, atores, artistas independentes, ONGs, mesmo com uma noite chuvosa. Essa participação em massa de diversos grupos e coletivos da cidade mostrou que todos estavam “carentes” de falar e escutar já que,  há tempos, a classe artística tinha perdido a “voz” diante de um poder público fechado da cidade. O clima era de otimismo e esperança.

O secretário de Cultura, Pedro Ganga, abriu a reunião expondo a situação em que a Secretaria foi encontrada. Hoje, a pasta conta com uma verba de R$ 3 milhões por ano e uma infinidade de desafios, principalmente, estruturais como reformas emergenciais dos espaços culturais públicos da cidade como a Casa de Cultura Dinorath do Vale, o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal, Teatro Nelson Castro, entre outros. Este mapeamento foi feito por meio de visitas registradas em relatórios durante os primeiros sete dias de mandato.

Mesmo com tantas dificuldades, ele acredita que com uma relação de troca de experiências entre Secretaria e classe artística é possível e viável fazer cultura na cidade. “Acredito que o passo que estamos dando hoje com essa reunião é um avanço para as ações culturais. Durante este ano, também estudaremos medidas políticas para que a verba dos próximos anos seja maior nos dando mais autonomia para investimentos necessários ”, conta. Ganga tem uma relação antiga com a Cultura desde os tempos em que se fazia arte sem interferência ou colaboração do poder público.

Jorge Vermelho seguiu a reunião com o propósito de formar um Grupo de Trabalho para liderar, junto com os membros da Secretaria, o Fórum “Escuta Rio Preto”. Foram eleitos pelos participantes: Wilde Arruda (Artes Plásticas), Vitão Natureza (Cinema,  Vídeo e Fotografia), Paulo Teixeira (Cultura Popular), Angélica Zignani (Dança), Ricka (Hip Hop), Ubirathan do Brasil (Literatura), Zeca Barreto (música), Fagner Rodrigues (Teatro/Circo), Linaldo Telles (Artes Integradas).

A primeira reunião do Grupo de Trabalho está marcada esta sexta-feira, às 14h, na Secretaria de Cultura. O encontro ainda contou com a participação do prefeito, Edinho Araújo, e do deputado estadual João Paulo Rillo. O envolvimento e a participação dos artistas nesta primeira reunião nos deixa com uma impressão clara de que o cenário cultural de São José do Rio Preto será produtivo e movimentado neste ano de 2017.

Texto: Fernanda Peixe / Notícias do Bem

11/01/2017

11/01/2017 09:38

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *