As [Histórias Encaixotadas] habitam o mapa virtual do Festival Imaginarius

Até o dia 30 de maio, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira – Portugal, revela-se ao seu público em formato virtual e também presencial em alguns espaços e equipamentos públicos, apresentando projetos artísticos atuais, inovadores e provocadores que retratam a dualidade entre o mundo imaginário e o mundo real. O país tem índice de mortes diárias por Covid próximo a 0 e retoma gradativamente todas suas atividades culturais.

De livre acesso e totalmente gratuitas, as apresentações em formato digital podem ser acompanhadas através do “mapa interativo”, que está disponível no site www.imaginarius.pt . As [Histórias encaixotadas] do grupo rio-pretense Varanda Teatro, estarão disponíveis no palco virtual do “Parque das Ribeiras do Uíma” entre os dias 28 e 30 de maio, às 16 horas. Com o voto do júri especializado e do júri popular, o grupo poderá ser convidado para criar em residência artística no Centro de Criações Imaginarius, um novo espetáculo para estreia na edição do IMAGINARIUS 2022.

Teatro Varanda foto: José V. Gomes

Na programação online, transmitida por streaming ou live streaming no Mapa Virtual do Imaginarius, constam o projeto Get Ready, da companhia espanhola TwoMuch, numa cooperação com a rede de festivais europeus Roundabout Europe; a estreia absoluta do espetáculo Ulisses, pela Auéeeu Teatro, para os mais pequenos; e a apresentação de um videoclipe do projeto de intervenção comunitária Sinfonia das Hortas, pela Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira. Das Criações Imaginarius, destaque para as estreias absolutas do projeto Very Very Funny, de Rui Paixão, André Costa e Mariana Machado, e do Urban Pantheon, pelo Teatro em Caixa.

Em competição, no âmbito do Concurso Internacional Mais Imaginarius estão os espetáculos A Ciegas, da companhia espanhola Elelei; Risas de Papel, pelo Circonciente, do México; Poemas com Cheirinho, do português Filipe Alexandre Santos; Dandelion or the Theory of Possible Words, da Societat Valentinas, de França; e [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-Lambe, da Varanda Teatro, do Brasil.

Quanto à programação presencial, acontecerão cinco projetos: Subtil Prelúdio à Humanidade, uma estreia absoluta criada pela SALTO – Internacional Circus School, a estreia da curta-metragem do Projeto Very Very Funny, seguida de conversa com os artistas Rui Paixão, André Costa Santos e Mariana Machado; as Instalações Interativas na Quinta do Castelo, Despojos da Torre de Babel, de Alexandra Couto e Paulo Pimenta, e o Cubo, de Elisabete Sousa e Diogo Martins, com visitas previamente agendadas; e o projeto de Arte Urbana, Auxílio no Perigo, do artista Godmess, visível desde o dia 1 de maio, no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Feira.

Teatro Varanda foto: Auri Fotografia

O Mapa Virtual do Imaginarius apresenta o Município de Santa Maria da Feira numa perspectiva criativa, imaginária e não numa escala real, permitindo percorrer todo o território e assistir aos espetáculos em diferentes espaços públicos. A escolha dos locais para transmissão online, como o Castro de Romariz, a Biblioteca Municipal, o Museu Convento dos Loios, entre tantos outros, prende-se com a sua ligação, direta ou indireta, a cada um dos espetáculos a transmitir. O Mapa Virtual do Imaginarius permite também conhecer, em termos turísticos, o vasto património cultural da cidade portuguesa.

SERVIÇO:
[Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe | Varanda Teatro
Onde: No Imaginarius Festival Internacional de Artes de Rua
Quando: 28 a 31 de maio de 2021.
Gratuito. Livre
Mapa virtual interativo com programação completa do Festival Imaginarius

Texto: João Darte / Divulgação
Fotos: Auri Fotografia e José V. Gomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *