Associação Renascer promove a integração social por meio da arte e cultura

ESPAÇO DO CONHECIMENTO

Associação Renascer promove a integração social por meio da arte e cultura

O sorriso de entusiasmo e alegria do Wallace e do Felipe, esses meninos simpáticos da foto, mostram bem como acontece a relação de ensino-aprendizagem no dia a dia dos alunos e professores da Associação Renascer de São José do Rio Preto, um centro de integração e reabilitação, que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. 

358.5Na tarde desta quarta-feira (20/03), a nossa equipe acompanhou, na entidade, a preparação do “Espaço do Conhecimento”, que será inaugurado amanhã (30/03). Em primeira mão, registramos cada cantinho do ambiente composto por uma brinquedoteca, uma videoteca e um local para leitura e contação de histórias, com diversos livros.

O novo espaço, que leva o nome de “Telma Gonçalves Franco” – em homenagem a pedagoga e educadora, que por muitos anos foi diretora da Associação Renascer, conhecida por sempre estimular a busca constante pelo conhecimento entre os professores, funcionários e os alunos -, tem como intuito incentivar, ainda mais, a criatividade e a integração social dos alunos, unindo a aprendizagem e a brincadeira.

A partir desta quinta-feira, o local servirá de palco para o Wallace, o Felipe e os 350 alunos atendidos pela instituição soltarem a imaginação e embarcarem no universo lúdico do saber. “Se expressar por meio de uma história, de um exercício ou uma cena, a arte proporciona essa possibilidade e a liberdade. Com o novo espaço, por meio da arte da cultura, queremos trazer para a vida das crianças o prazer de aprender e viver em sociedade”, explica a professora de teatro do Associação Renascer, Reni Trombi.

IsabelaA Isabela Alonso, de 13 anos, sabe muito bem como fazer para soltar a imaginação e não vê a hora de poder aproveitar o Espaço do Conhecimento. “Aqui é bem divertido! A gente até esquece do celular e entra em um mundo de diversão. Eu sonho em ser princesa e realizo isso nos livros”, revela a aluna com os olhos brilhando.

A Associação Renascer foi fundada em 1993 e atende, gratuitamente, homens e mulheres, de zero a cinquenta anos, com algum tipo de deficiência intelectual. Todos eles são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e tudo que possa auxiliá-los na reabilitação clínica.

Segundo Luis Henrique Lopes, o administrador da entidade, o papel da instituição é ajudar na integração das crianças, jovens e adultos, desenvolvendo as capacidades e habilidades de cada um, seja para as tarefas do dia a dia, para a vida social e em família e até mesmo para o mercado de trabalho. É emocionante ver o incrível trabalho desenvolvido pelos funcionários e voluntários da Associação Renascer e o Espaço do Conhecimento vem para somar ainda mais nesse missão.

Se você quiser conhecer mais sobre a instituição, acesse o site www.associacaorenascer.org.br. Para ajudar, sendo voluntário em algum dos muitos projetos da entidade ou até mesmo fazendo doações de alimentos, notas fiscais, utensílios, entre em contato pelo telefone (17) 3213-9595.

Texto: Andressa Zafalon / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni/ Notícias do Bem 

29/03/2017

29/03/2017 15:05

One thought on “Associação Renascer promove a integração social por meio da arte e cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *