Caminhada busca conscientizar sobre doenças inflamatórias intestinais

O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal foi definido para ser no dia 19 de maio, dando origem ao Maio Roxo, mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn alvos da campanha.

Em alusão à data, a Kaiser Hospital Dia organiza nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 18h, na Praça do Vivendas, o Movimento Saúde, uma caminhada, aberta ao público, para conscientizar sobre as doenças, que segundo o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil, atingem principalmente pessoas entre 15 e 35 anos. No local, haverá também aferição de pressão.

“Nosso objetivo é neste encontro levar o máximo de informações para a população sobre estas doenças, que quando diagnosticadas de maneira precoce, proporcionam maior qualidade de vida ao paciente”, disse o proctologista, Dr. Roberto Luiz Kaiser Junior.

As doenças inflamatórias intestinais têm como principais sintomas a diarreia, dor abdominal, cansaço (fadiga), perda de peso, febre, sangue nas fezes e apetite reduzido. Muitas vezes, os sintomas das doenças são confundidos com viroses e gastroenterites. Por isso, é importante consultar o seu médico e realizar exames, como a colonoscopia.

As causas ainda são desconhecidas. Sabe-se, no entanto, que cerca de 20% das pessoas portadoras de DIIs têm alguém na família que também é portador. Ou seja: a hereditariedade pode influenciar. Especialistas também acreditam que as pessoas que desenvolvem a doença podem ter alguma deficiência no sistema imunológico.

O tratamento é feito com remédios anti-inflamatórios, antibióticos e outras soluções, conforme o grau das doenças, que muitas vezes podem afetar também órgãos além do estômago e intestino, como articulações, pele, sangue e até os olhos quando não tratadas. Para mais informações: https://kaiserclinica.com.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *