Campanha Humanize envolve alunos e a comunidade em iniciativas sociais

Nos últimos anos, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) estão cada vez mais evidentes e necessários de serem cumpridos. Alinhado aos Objetivos e incentivando práticas solidárias e reflexões entre os seus estudantes sobre sustentabilidade e engajamento para soluções de problemas reais, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português-alemão) localizada em Interlagos, São Paulo, lançou o projeto “Humanize”, que envolve alunos e toda a comunidade em ações para contribuir com um mundo melhor, além de seguir as propostas da ONU para enfrentar os maiores desafios mundiais, como proteger o planeta e combater a desigualdade social. 

A primeira campanha do “Humanize” incentivou a “doação de brinquedos em bom estado e que não remetam à violência”, esclarece a aluna Julia Sayuri Troccoli Jardim, do 12º Ano do Colégio Humboldt. Mais de 500 brinquedos foram arrecadados e doados para 70 crianças do Instituto Garra. A Comissão do Humanize do Colégio diz que “foi nossa primeira experiência, então não tínhamos uma meta, mas com certeza foi acima das nossas expectativas”.

Foram colocadas caixas solidárias em pontos estratégicos da instituição, junto à catraca de entrada, no Grêmio e em outros ambientes. Os interessados também podem disponibilizar as caixas em seus condomínios, clubes, grupos, familiares, instituições religiosas, entre outros, ampliando o alcance da campanha e do número de instituições a serem beneficiadas.  

Já para as 350 crianças da Ocupação Jardim da União, a entrega dos brinquedos está prevista para o dia 11 de dezembro e o Colégio quer priorizar a participação de alunos neste grande evento na comunidade. Com o Natal se aproximando, no dia 04 de dezembro será realizado um drive-thru no estacionamento do Colégio para arrecadar panetones que serão destinados às mesmas instituições.

Mundo sustentável – As crianças e adolescentes de hoje serão os jovens e adultos em 2030. Cumprir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 deve integrar a todos, não importando a idade ou o país em que residem. Trata-se de iniciativas que contemplam as dimensões social, econômica e ambiental.

Uma ação solidária, muitas vezes, envolve mais de um aspecto da Agenda 2030, que traz: Erradicação da pobreza, Fome zero e Agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Igualdade de gênero, Água potável e saneamento, Energia acessível e limpa, Trabalho decente e crescimento econômico, Indústria, inovação e infraestrutura, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis, Ação contra a mudança global do clima, Vida na água, Vida terrestre, Paz, justiça e instituições eficazes, Parcerias e meios de implementação.

Alguns alunos que participam da Campanha “Humanize” do Colégio Humboldt, recentemente, foram os mediadores da live “ODS na escola e na vida”, no canal do Youtube da instituição, e agradeceram o apoio da assistente social Erika Mota Santanna na iniciativa. As voluntárias do Movimento Nacional ODS convidadas para desenvolver o tema deixaram palavras de incentivo aos jovens estudantes.

“Vocês já estão praticando os ODS, estão praticando o desapego como propuseram, com a doação dos brinquedos. As coisas são conectadas”, disse Nina Orlow, do Movimento Nacional ODS, que convidou os alunos para se inscreverem no Agir pelos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Act4SDGs).

Para Fatima Franco, também voluntária do Movimento Nacional ODS, “agir com consciência do que se faz é respeito ao meio ambiente e com o próximo”. Ela comentou ainda sobre a iniciativa da horta no Colégio. “É importante compreender que o alimento não nasce na prateleira do supermercado. A roda já existe e está na mão de vocês”, concluiu. 

Sobre o Colégio Humboldt 

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. O Colégio oferece, ainda, a possibilidade de avaliação para ingresso no Ensino Superior alemão – Abitur, e a Formação Profissional Dual, ou seja, cursos técnicos na área de Administração, Logística e Informática.

Texto: Marcela Martinez / Communica Brasil / Divulgação
Fotos: Texto: Communica Brasil / Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *