Canal Futura abre inscrições para selecionar projetos de curtas-metragens

A partir do próximo dia 27, interessados em audiovisual terão a oportunidade de inscrever seus projetos de documentário curta-metragem no “Edital Curtas Futura + co.liga”, uma realização da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura e parceria com a co.liga, escola virtual de economia criativa que tem o objetivo de promover a inclusão produtiva de juventudes brasileiras em situação de vulnerabilidade econômica e social. A principal proposta do edital é contribuir para a capacitação dos interessados no setor, criando ainda um espaço onde as juventudes possam ter vozes para expressar suas pautas por meio da arte visual.  

As inscrições vão até 6 de março e, para participar, o público deve se cadastrar na plataforma da co.liga, completar todas as etapas e concluir no mínimo dois cursos oferecidos pela escola. A segunda etapa de inscrição consiste no preenchimento de um formulário online com todas as informações da proposta de documentário.  

A banca avaliadora vai selecionar 30 propostas, e cada um dos projetos receberá R$ 12 mil para a produção do filme. Os documentários devem ter duração entre 12 e 14 minutos e apresentar temas inovadores e provocantes, que contemplem a diversidade de olhares, linguagens e narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo. Terão ainda mais destaque diante da banca os projetos com temas da atualidade, com foco nos direitos humanos em todas as suas dimensões para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. 

Além do auxílio financeiro, o candidato vai contar também com o apoio na qualificação profissional, além dos cursos disponíveis na co.liga, os selecionados terão o acompanhamento dos profissionais do Canal Futura em todo o processo de produção do documentário. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a qualificação, promover a inclusão produtiva dos jovens em paralelo ao incentivo de novas narrativas na tela do Futura, visando amplificar as vozes das juventudes e suas pautas. Após a conclusão e aprovação total do projeto, o Canal exibirá os documentários em sua grade de programação. 

Sobre a co.liga 

Co.liga é uma parceria da OEI Brasil com a Fundação Roberto Marinho e se organiza nos eixos de educação, trabalho e comunidade, oferecendo conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado; mentores para apoiar a formação dos estudantes; oportunidades de trabalho oferecidas por empresas e uma comunidade de ‘co.ligados’ para trocar ideias. Atualmente a escola virtual oferece cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais – e temas transversais que dialogam com todos os setores, como empreendedorismo, cidadania e elaboração de projetos culturais. 

Serviço: 

EDITAL CURTAS FUTURA + CO.LIGA 

Seleção de 30 documentários que abordem, de forma inovadora, assuntos que contribuam para construção de uma sociedade mais igualitária e justa. 
Período de inscrições: 27 de janeiro a 6 de março. 
Realização: Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura e parceria com a co.liga. 
Para a inscrição, os interessados deverão cumprir as etapas do edital: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDMb9F_ccwBTldmHj798qHyAvqdDt5CyUZcanVrzQ5Q5YnBw/viewform  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *