Colégio Pio XII incentiva doações para ajudar comunidades carentes na pandemia

Por meio da Pastoral, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, promove diversas iniciativas sociais com alunos de todas as idades, pais e mães voluntários. Uma dessas ações é a Campanha da Fraternidade, realizada todos os anos, cujo Gesto Concreto é a doação de alimentos que são destinados a instituições sociais.

 Com a reabertura da instituição após o fim da fase emergencial, a prática presencial das doações foi retomada e as famílias foram convidadas a levarem os mantimentos até a escola. Três comunidades são o foco de solidariedade neste primeiro semestre: Obra Social Santa Clara e São Francisco de Assis, Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade) e Comunidade Terceira Divisão. No período em que o Colégio esteve fechado durante a fase mais restritiva do Plano São Paulo, a Pastoral sugeriu às famílias que fizessem as contribuições de forma virtual, por meio de transferência bancária, que foram revertidas em cestas básicas e demais necessidades das comunidades carentes.

Colégio Pio XII incentiva doações para ajudar comunidades

 “Estamos nos unindo a outras organizações que estão à frente da luta contra a pandemia da fome”, explica Maria Aparecida Rocha Scognamiglio, coordenadora da Pastoral do Colégio Franciscano Pio XII. “Por isso, sugerimos às famílias que sentirem no coração, a doação para auxiliar as entidades”, completa.

 Nos próximos dias será agendada a data para a entrega nas instituições. “Juntos podemos ajudar a salvar vidas”, finaliza Maria Aparecida.

Outras ações solidárias

Por meio da parceria com a ONG TETO, um projeto voluntário envolve alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio na construção de casas de caráter emergencial para famílias que vivem em situação de extrema pobreza nas periferias do Estado de São Paulo, e na elaboração de planos de habilitação social implementados em conjunto com os moradores. 

Já no Projeto de Oficinas Pedagógicas, estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio oferecem oficinas para as crianças do CCA (Centro para Crianças e Adolescentes) com objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades que facilitam o aprendizado, como coordenação motora, leitura, interpretação, raciocínio lógico e sociabilização. 

As iniciativas da Pastoral do Colégio procuram incentivar o voluntariado com os alunos desde cedo, de modo que eles continuem a praticar a solidariedade mesmo depois que saírem da escola.

 Texto: Marcela Martinez / Divulgação / Communica Brasil

One thought on “Colégio Pio XII incentiva doações para ajudar comunidades carentes na pandemia

  1. Joaobarros says:

    Excelente prática de solidariedade , de modo especial, nestes tempos difíceis e terríveis às famílias mais necessitadas. Com certeza, Francisco e Clara , referências à espiritualidade franciscana, abençoarão os passos desta comunidade educativa – que faça sempre diferença e testemunhe com atos concretos a fé no Deus de Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *