Concurso premia projeto de inovação tecnológica voltadas para o bem social

IDEIAS PARA O BEM

Concurso premia projeto de inovação tecnológica voltadas para o bem social

Detecção precoce de distúrbios do espectro do autismo, coleiras que mostram animais em risco, dispositivo para prevenção de acidentes com pedestres são exemplos de invenções potencialmente inovadoras anunciadas como finalistas no Wireless Innovation Project. A competição, criada pela Vodafone Americas Foundation, todos os anos concede um prêmio de US $ 600.000 para os criadores de soluções com potencial para fazer a diferença na sociedade e direcionar mudanças sociais duradouras.

Desde o lançamento em 2009, o Wireless Innovation Project concedeu US $ 4,9 milhões a soluções escaláveis que impactaram diretamente 40 milhões de vidas individuais em mais de 40 países.

Neste ano, foram selecionados oito finalistas e um painel de juízes irá escolher três vencedores entre eles, para ser exibido durante a Cúpula de Inovação Social em 2017, em Chicago, no estado Illinois, de 6 a 8 de junho. O vencedor do primeiro lugar receberá $ 300.000, o segundo $ 200.000 e o terceiro $ 100.000, para continuar desenvolvendo seus projetos.

Se você tem uma boa ideia e ficou interessado em participar dessa competição, o período de inscrição geralmente abre no mês de outubro e deve ser feito no site da fundação http://vodafone-us.com/wireless-innovation-project/apply/. Ou seja, ainda dá tempo de formatar a sua grande ideia e enquanto isso, para se inspirar, você confere as inovações criadas pelos finalistas do Wireless Innovation Project 2017:

PathVis – Uma plataforma de detecção baseada em smartphones criada para monitorar e detectar diretamente doenças infecciosas que afligem mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta tecnologia de detecção oferece dados em menos de 30 minutos, o que facilita em fornecer às organizações de saúde em tempo real de vigilância, assim diminuindo os custos e aumentando a eficiência na identificação de surtos e prevenção da propagação da doença.

EarlySee – Um aplicativo móvel potencialmente revolucionário baseado em smartphone que pode detectar o Transtorno do Espectro Autista (ASD) em crianças, com mais eficiência e com menor custo. Os pais podem administrar este teste dentro de sua própria casa, para reconhecer se o filho ou a filha têm o transtorno, tendo em vista que alguns sintomas ocorrem tão cedo, como no primeiro ao segundo ano de vida. Essa facilidade de uso pode ajudar a identificar os sinais de autismo mais cedo do que as práticas atuais, de forma que serviços e suportes adequados possam ser iniciados o quanto antes e os resultados de desenvolvimento possam ser mais bem sucedidos para crianças com Autismo.

SafetyAR – Cerca de 135 crianças morrem diariamente nas ruas em acidentes que podem ser evitáveis. A SafetyAR aproveita o poder da realidade aumentada baseada em smartphones para criar ambientes virtuais e ajudar as crianças a adquirir habilidades cognitivas e perceptivas necessárias para desenvolver habilidades seguras para os pedestres. Usando o melhor da tecnologia de hoje, os pequenos pedestres podem aprender a andar em ambientes de tráfego caótico e perigoso, potencialmente salvando 50.000 crianças ao longo de um ano.

Community Cellular Este projeto visa trazer conectividade celular para cerca de 10 por cento da população mundial, ou 800 milhões de pessoas, que vivem fora do alcance de uma torre móvel tradicional e estão isolados do resto do seu país, sem uma maneira simples de se comunicar. O acesso móvel terá impactos sociais e econômicos positivos nesses indivíduos. Através de uma nova tecnologia de telefonia móvel que oferece cobertura local em uma fração do custo das torres móveis atuais, a CCN espera superar a questão da conectividade última milha.

DreamSave – Uma solução móvel inovadora com o potencial de ajudar milhões de que não possuem acesso aos serviços bancários e que pode ajudar a quebrar o ciclo da pobreza. Pela primeira vez, as pessoas “invisíveis” para a economia global terão acesso direto a uma ampla gama de serviços financeiros modernos, mesmo que vivam a milhas do banco mais próximo. A DreamSave alavancará a integração de dinheiro móvel, aprendizado de máquinas, ciência comportamental e inovadora tecnologia otimizada para áreas remotas com acesso limitado à Internet. Ao projetar a DreamSave como parte de uma comunidade digital mais conectada, os usuários também terão acesso a uma ampla rede de serviços relacionados, liberando seu potencial para criar mudanças sociais e econômicas duradouras.

ENVision– Entre 30 a 50 por cento das pessoas nos países em desenvolvimento estão trabalhando na economia informal, não por escolha, mas por necessidade. Analfabetos e com pouca instrução, muitos são incapazes de distinguir entre a renda e o lucro. O ENVision é um aplicativo móvel offline de código aberto simples que ajuda esses funcionários a entender o desempenho de seus negócios sem precisar de um computador. Utilizando uma interface pictórica e visualização de dados em tempo real, os trabalhadores informais podem ver os seus níveis de inventário, fazer encomendas e calcular as vendas, o que, em última análise, irá melhorar os seus meios de subsistência.

Health-Aware Personal Assistant– Pesquisas recentes mostraram que as aplicações de saúde móvel tendem a negligenciar vários grupos de usuários importantes, como pessoas com dificuldade em ler e escrever, idosos ou pessoas com deficiência visual. Por outro lado, a maioria dos sistemas de Assistente Pessoal só pesquisa por meio da Internet. Health-Aware Personal Assistant personaliza as informações de saúde disponíveis com base nos dados de saúde móvel do usuário coletados por meio de sensores móveis e portáveis. Ele também tem uma componente verbal que interpreta os dados, permitindo informações imediatas e facilmente digeríveis para os grupos comumente negligenciados pelos sistemas de saúde móveis.

WIPER – Uma coleira antirroubo sem fios para elefantes e outros animais em toda a África que irá automaticamente enviar a localização do animal para as autoridades quando um tiro é detectado. WIPER pode interromper a caça furtiva e evitar danos irreparáveis ao ecossistema ambiental através da inovadora detecção de ondas de choque balísticas, uma ferramenta que não pode ser enganada por silenciadores de arma regularmente utilizados por caçadores furtivos.

03/05/2017

03/05/2017 14:02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *