Confira a programação gratuita e dicas que vão te ajudar a manter o corpo e a mente saudáveis

SEMANA DA SAÚDE E BEM-ESTAR

Confira a programação gratuita e dicas que vão te ajudar a manter o corpo e a mente saudáveis

Nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/08), o Senac São José do Rio Preto promove a 8ª edição da Semana Senac de Saúde e Bem-estar e oferece uma programação gratuita de palestras, abordando dicas de práticas saudáveis no dia a dia.

“Hoje, as pessoas estão cada vez mais acomodadas pelas facilidades que o mercado gera, ou seja, alimentação delivery e fast food, assistir filmes e jogos online, efetuar compras pela internet, comunicação por redes sociais e entre outros, com isto estamos ficando cada vez mais sedentários, deixando de ter uma vida social e alimentação saudável”, comenta o coordenador da área de saúde e bem-estar do Senac Rio Preto, Rodrigo Uliana. “As inovações são coisas fantásticas e nos auxiliam no dia a dia, mas não devemos apenas viver nesta vida moderna sem se preocupar em fazer uma atividade física, é essencial ter uma alimentação saudável e buscar qualidade de vida”, complementa.

RodrigoO evento, realizado pelo Senac São Paulo, traz como tema central desse ano a Saudabilidade e Bem-estar, uma tendência mundial que apresenta questões relacionadas ao envelhecimento da população e aos avanços nos estudos sobre doenças crônicas, causadas principalmente por hábitos de vida ruins. “Nas palestras iremos abordar temas como atenção no excesso de medicamentos, a importância da respiração, cuidados com a pele, e atenção especial com o nosso pisar e postura corporal”, revela ele.


Viver Bem

Atualmente, tanto os homens quanto as mulheres têm grandes preocupações com a aparência, mas muito além que estar em busca da beleza eterna, em todas as etapas da vida é necessário buscar qualidade de vida e o bem-estar. Confira as dicas do coordenador Rodrigo Uliana sobre alguns cuidados especiais em cada fase:

– Na infância e adolescência é muito importante que os pais incentivem os filhos a fazerem um esporte e exercitarem a mente, como ler um livro ou jogos lúdicos. É importante lembrá-los de utilizar protetor solar e periodicamente possuir um acompanhamento médico para o desenvolvimento.

– Na fase adulta temos uma rotina extensa no decorrer do dia e nos esquecemos de comer direito, fazer hidratação adequada, passar um protetor, alongar o corpo no decorrer do dia. Quando encerramos o nosso dia só pensamos numa boa refeição e descanso, mas se tivermos um estilo de vida assim, pode ter certeza que seremos idosos com vários problemas de saúde. É importante monitorarmos e adquirir bons hábitos: uma alimentação adequada e balanceada, fazer check-ups, anualmente, praticar uma atividade física (que faz bem ao corpo e te dê prazer em realizá-la), se hidratar e, principalmente, ter momentos de lazer e relaxamento. Lembre-se que o corpo não é uma máquina e que em alguns casos não conseguimos mais repará-lo.

– Sobre a fase que estamos mais experiente ou conhecida como a terceira idade, devemos nos preocupar com a Saudabilidade. Os cuidados aumentam pelas necessidades sinalizadas pelo o nosso corpo: tomar remédios somente prescritos por médicos, alimentação balanceada, procurar manter a cabeça (cérebro) em atividade.

Mudar de hábito em busca de uma vida mais saudável pode até parecer algo difícil, mas é necessário e a tecnologia pode ajudar. “Coloque no celular ou na frente do computador alguns lembretes para alongar o corpo, beber água, fazer pequenos lanches nos intervalos entre as principais refeições, praticar alguma atividade física. Procure manter a autoestima e bem-estar e para isso existem profissionais que podem nos auxiliar como Podólogo, Massoterapeuta ou Esteticista”, orienta o coordenador. “Busque qualidade de vida e seja feliz! Tente manter horários regrados, alimentação saudável, dormir bem, manter o corpo ativo”, finaliza Rodrigo.

Fique por dentro

Para saber mais sobre os cuidados com a saúde e bem-estar, veja abaixo a programação completa de palestras oferecidas pelo Senac Rio Preto. Todas as atividades promovidas na Semana são totalmente gratuitas e destinadas ao público em geral. Para se inscrever acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/riopreto ou vá até a unidade, na Rua Jorge Tibiriçá, 3518. Mais informações pelo telefone (17) 2139-1699.

Palestras – 8ª edição da Semana Senac de Saúde e Bem-estar
Local: Senac São José do Rio Preto, Rua Jorge Tibiriçá, 3518

– Hábito de Saúde, Senelidade e a Importância da Respiração
Data: 17 de agosto
Horário: das 19h30 às 20h30

– Cuidados Diários da Pele
Data: 17 de agosto
Horário: das 20h30 às 21h30

– Drogas Antienvelhecimento: mito ou verdade
Data: 18 de agosto
Horário: das 19h30 às 20h30


– Envelhecer com o Pisar Saudável
Data: 18 de agosto
Horário: das 20h30 às 21h30

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

16/08/2016 21:24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *