Cuidados com o bem-estar físico e mental ganham destaque no Dia Mundial da Saúde

Para conscientizar sobre os cuidados com o bem-estar físico e mental, a Organização Mundial da Saúde criou o Dia Mundial da Saúde, celebrado neste dia 07 de abril. Criada em 1948, a data também visa tratar sobre os diversos problemas de saúde que afetam a qualidade de vida da população ao redor do mundo. 

De acordo com a enfermeira e docente do IDOMED, Jackline Oliveira, é importante destacar que a boa saúde envolve alguns pilares importantes, que estão relacionados ao sono, alimentação, atividade física e convívio social. “Em relação ao sono, é recomendado que o indivíduo descanse de seis a oito horas por dia, pois assim será possível ter uma reparação física e psíquica. Além disso, se há uma interrupção do sono ou insônia, é preciso procurar ajuda o quanto antes”, explicou. 

A docente ressalta, ainda, que um outro aspecto importante para a manutenção da saúde é a opção pelo consumo de alimentos mais saudáveis. Neste caso, é primordial selecionar os nutrientes que serão ingeridos, conforme a necessidade de cada pessoa. “O ideal é priorizar o consumo de frutas, verduras e proteínas adequadamente. Caso contrário, a quantidade de determinados nutrientes será elevada de forma desnecessária, provocando um desequilíbrio no organismo, o que pode aumentar as chances de desenvolver outras doenças”, explica a docente do IDOMED. 

Manter a atividade física na agenda do dia a dia também é outra medida indispensável para todos que querem ter uma vida mais saudável. “ Todos os dias é preciso ter, pelo menos, entre quinze e trinta minutos para caminhar, andar bicicleta, correr ou nadar”, destacou. 

Já o aspecto psicológico é essencial para o equilíbrio da saúde. Ele envolve alguns cuidados especiais como, reservar um tempo para cuidar da própria mente, meditar e buscar o autoconhecimento. Além disso, é importante manter o convívio social, com a preservação do bom relacionamento com a família, os amigos e os colegas de trabalho. 

“Do ponto de vista da Medicina, é importante destacar que o indivíduo saudável não é somente aquele que não possui uma doença. É fundamental manter o equilíbrio entre os aspectos físico, psíquico e o social”, concluiu a enfermeira e docente do IDOMED, Jackline Oliveira. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *