Dois cirurgiões já restauraram a visão de mais de 150 mil de pessoas carentes em 24 países

UMA NOVA VISÃO

Dois cirurgiões já restauraram a visão de mais de 150 mil de pessoas carentes em 24 países

Dr. Sanduk Ruit um cirurgião oftalmologista nepalês e o Dr. Geoff Tabin tum cirurgião oftalmologista americano e alpinista de renome mundial se conheceram na década de 1990. Além da profissão, eles descobriram que eles tinham um sonho comum, usar o conhecimento médico para ajudar a literalmente mudar a “visão” no mundo. Para isso, em 1995, eles criaram o Projeto de Cataratas do Himalaia cuja missão era erradicar completamente a “cegueira” evitável e curável em países em desenvolvimento, atuando em tratamentos como o da catarata, uma doença ocular que causa opacidade parcial ou total do cristalino e é uma das principais causas de cegueira evitável.

DoisPara o projeto, os cirurgiões aperfeiçoaram uma técnica cirúrgica em que por meio de uma pequena incisão cirúrgica, que leva apenas alguns minutos e custa cerca 20 dólares, eles conseguem dar uma nova visão ao paciente com cataratas. Eu ainda sinto muita emoção quando as pessoas não esperam ou percebem que vão ter sua visão restaurada, diz Tabin. E uma transformação enorme quando eles voltam a enxergar. O sorriso de emoção e alegria é inevitável”.

Seu foco era originalmente era região do Himalaia, na Ásia, mas eles foram tão bem sucedidos que tiveram que renomear o projeto para CureBlindness.org, que na tradução seria a cura para a cegueira. Eles operaram em mais de vinte países, incluindo a Coreia do Norte e a Etiópia.De lá para cá foram mais de 150 mil visões restauradas.

E como o Dr. Tabin aponta, eles estão fazendo mais do que restaurar a visão.Uma vez que alguém fica cego em um mundo em desenvolvimento, sua expectativa de vida cai cerca de um terço daquela idade, diz ele. Em países em desenvolvimento é preciso, muitas vezes, que uma pessoa saia do trabalho ou a criança pare de estudar para então cuidar de seu parente cego. Então, muito mais do restaurar a visão de um cego, estamos liberando sua família e restaurando uma vida., comenta.

Para saber mais sobre o projeto e como ajudar essa bela iniciativa acesse o site CureBlindness.org.

Fonte: Sunny Skys

25/04/2017

25/04/2017 16:26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *