Educação Transformadora

EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Insira novas oportunidades de conhecimento no seu dia a dia

Você já pensou como pode modificar alguns hábitos e inserir novas oportunidades de conhecimento no seu dia a dia? Pois é, a tecnologia é parte integrante da vida dos jovens, e os educadores precisam utilizar essa ferramenta no contexto escolar. Ficar pedindo que o aluno pare de mexer no celular em aula é desgastante para o professor, mas se oportunizar momentos de busca de temas, breve leitura, análise e apresentação dos alunos em grupo sobre o que entenderam sobre o tema já pode ser útil para a introdução do que o professor pretende desenvolver no seu planejamento de aula.

EntenderOutra questão que envolve o ensino e aprendizagem é saber a rotina do aluno, se trabalha, se dorme pouco, se fica horas no transporte público, sua alimentação, seu histórico pessoal e por ai vai. Entender o seu momento é importante para que não ocorra uma classificação falsa de melhores e piores alunos. O déficit de conteúdo existe em todos os segmentos, e por isso recuperar algumas falhas nos hábitos podem mostrar aos alunos que existe um caminho, que ninguém desistiu dele e que a cada conquista (a curto prazo) vai gerar mais confiança para seguir na busca de conhecimento. 

Se todos temos habilidade para alguma coisa, vamos então explorar o melhor das pessoas, vamos trocar experiências positivas e criar meios de troca de informações constantes. Quer aprender mais? Comece anotando numa folha de papel o que mais o prejudica na hora de aprender, pois conhecendo tais dificuldades fica mais fácil de exterminá-las, e aos poucos a confiança o fará seguir em mais um passo, sempre em busca de aprender, de querer saber, de querer fazer e de querer ser melhor a cada dia.

Leia, estude e conquiste!

Autor

Luiz Moura é formado em Direito e em Educação Física, professor desde 1996 e que promove ideias para uma educação transformadora.Fundador da MKPRO e autor do Livro: Transformando suas Ações.

27/01/2016

27/01/2016 08:39

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *