Empreendedorismo Social, impacto e colaboração

Marcelo Carvalho – foto: André Telles

Por Marcelo Carvalho presidente da Junior Achievement Brasil

Acredito que a autorrealização só é possível quando temos propósito, sonhamos e vivemos jornadas consistentes. Só é possível, também, quando a nossa trajetória está alinhada com a nossa essência e é guiada pelos nossos valores.

Costumo comentar – com muito orgulho – que nasci em uma família iluminada, com características especiais. Uma delas é a responsabilidade social. Ainda na infância, meus pais trouxeram para a minha vida e dos meus irmãos a cultura de enxergar e ajudar o outro. Eles não só nos deram lindos exemplos de generosidade, como nos incentivaram desde “sempre” a nos engajarmos socialmente.

Até me tornar empreendedor social e atuar ativamente em uma causa, eu sabia da importância, mas não tinha noção do impacto que os projetos e organizações sociais têm na nossa sociedade.

Já são mais de 20 anos envolvido com a Junior Achievement Brasil; desde 2019 como Presidente da organização aqui no nosso país. Posso assegurar para vocês que me dedicar para a JA foi uma das decisões mais assertivas que tomei ao longo da minha jornada. Além de estar muito alinhada com o meu propósito, a Junior Achievement atua em 3 “vertentes” que acredito muito: educação, inovação e colaboração.

Há mais de 100 anos (38 no Brasil), a JA Worldwide defende e investe na educação como uma poderosa ferramenta de transformação social.

Ao longo da nossa jornada nós já capacitamos mais de 5 milhões de alunos ao redor do nosso país. Por ano, estimulamos e desenvolvemos mais de 300 mil estudantes para o mercado de trabalho por meio do método “aprender-fazendo”. Temos diferentes programas que geram caminhos para que os jovens estejam preparados para os desafios e carreiras da economia globalizada.

Muito relacionado a isso está a inovação. Acredito muito que para multiplicarmos nossos resultados, temos que atuar olhando para o futuro, acompanhando a Nova Economia e aprendendo com ela.

Nos últimos anos e bastante motivados pela pandemia, trouxemos a tecnologia como grande aliada na expansão da capilaridade dos programas da Junior Achievement em todo Brasil. Com isso, abraçamos a oportunidade de nos tornarmos a maior organização de educação empreendedora híbrida no mundo.

Mas isso só será possível continuarmos somando à educação e à inovação um terceiro fator tão importante quanto os demais: a colaboração. Já passaram pela JA Brasil mais de 150 mil voluntários. Contamos também, ao longo da nossa, com dezenas de professores, profissionais técnicos e empresas apoiadoras.

Na minha visão, uma das maiores qualidades e que nos diferencia como seres humanos é a nossa capacidade de fazer conexões, unir forças, atuar como um time.

Na Junior Achievement, só conquistamos resultados inesperados pois unimos pessoas incríveis com objetivos e sonhos em comum. Pessoas que se aliaram para fazer acontecer, para gerar resultados que vão muito além da capacitação técnica. Após passarem pela Junior Achievement, os jovens voltam a sonhar. A autoconfiança que criam se torna mais um combustível para buscarem seus objetivos. Muitos passam a ser a referência na família e no entorno.

Participar de uma organização como essa e poder contribuir com a minha experiência para os resultados e impacto que ela gera, é uma honra enorme.

Convido vocês a se unirem a nós na meta de impactarmos 1 milhão de jovens por ano em até 2025 . O sonho é grande, mas é possível e transformador.

5 thoughts on “Empreendedorismo Social, impacto e colaboração

  1. Evandro Badin says:

    Um orgulho podermos com o Marcelo como empresário, voluntário e conselheiro. Sua liderança, exemplo e comprometimento com a missão de Preparar e Inspirar Jovens a Empreender são fundamentais para a organização no país. Parabéns pelo artigo e pelo convite a esta reflexão sobre educação empreendedora.

  2. Angela Cristina Pullig Salgado says:

    A alegria e satisfação que nos invade ao participar ativamente deste projeto, ver nos olhos de cada aprendiz o brilho de quem passa a ter certeza de um futuro melhor, é inenarrável, inesquecível. Parabenizo, mais uma vez, Marcelo Carvalho por esse brilhante trabalho.

  3. Angela Cristina Pullig Salgado says:

    A alegria e satisfação que nos invade ao participar ativamente deste projeto, ver nos olhos de cada aprendiz o brilho de quem passa a ter certeza de um futuro melhor, é inenarrável, inesquecível. Parabenizo, mais uma vez, Marcelo Carvalho por esse brilhante trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *