Empresas da região celebram o Dia Mundial da Água

Durante essa semana, a importância da água está em evidência em diversas ações que acontecem ao redor do mundo, em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22/03).

A data foi criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas – ONU com a finalidade de alertar sobre a necessidade de preservação deste recurso tão essencial à vida humana e para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água potável  em suas casas. Em Andradina, Castilho, Palestina e Mirassol, o cenário é diferente. Desde o início dos trabalhos realizados pelas concessionárias Águas Andradina, Águas CastilhoSanessol, Esap, empresas do Grupo Iguá junto com a Sabesp e a Aviva Ambiental, as cidades Andradina, Castilho, Mirassol e Palestina deram um salto no desenvolvimento na área do saneamento, contando com 100% de água tratada.

Para o diretor geral das concessionárias, Luís Guilherme Bizelli, garantir a segurança hídrica e a eficiência na distribuição da água é um compromisso das empresas e fala da importância das atividades educacionais sobre o meio ambiente. “Ações com crianças e adolescentes é de extrema importância já que eles são grandes propagadores de conhecimento dentro de suas famílias, agentes de conscientização do presente e do futuro”, complementa.

Plantio em uma área de preservação permanente

Em Andradina, os colaboradores da Águas Andradina fizeram um bate-papo com os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Vera Quental Tamai. Durante a atividade, os estudantes conheceram mais sobre o ciclo da água, o processo de tratamento de água e esgoto na cidade e a importância do consumo consciente. Os colaboradores da empresa também participaram de um plantio em uma área de preservação permanente, em parceria com a Secretária do Meio Ambiente e Polícia Ambiental. Já no dia 23, estudantes do ensino fundamental irão visitar uma das instalações da empresa para conhecerem como funciona um sistema de abastecimento de água. No dia 24, quinta-feira, às 9h e às 14h, os colaboradores estarão na APAE para levar informações socioambientais para os alunos da instituição.

bate-papo na escola Youssef despertando nos estudantes o quanto o meio ambiente é importante para a vida de todos.

Em Castilho, as ações da começaram na semana passada com um bate-papo nas escolas Youssef, Mauro Roberto e Djanira Bozzo Jorge. Ontem, dia 21, representantes da Águas Castilho visitaram as escolas Maria Dauria às 8h e Maria Bandeira às 10h, despertando nos estudantes o quanto o meio ambiente é importante para a vida de todos.

Plantio coletivo de árvores nativas da região no Bosque da Saudade

Já em Mirassol, aconteceu um plantio coletivo de árvores nativas da região no Bosque da Saudade. A ação foi uma parceria da Sanessol com a Prefeitura de Mirassol, por meio do seu Departamento de Educação, a Câmara Municipal dos Vereadores, a empresa Transporte Graneleiro e o Lions Club. E na quinta-feira (24/03), profissionais da concessionária farão um bate-papo com os alunos da escola Municipal Cândido Brasil Estrela sobre o ciclo da água e a importância do consumo consciente.

E para finalizar, em Palestina, os alunos do sexto ano da escola Valentim Álvares fizeram uma visita técnica nas instalações da Esap e conheceram de perto como funcionam os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água na cidade e também tiveram acesso ao laboratório, onde são feitas as análises que comprovam a qualidade da água de Palestina.  Já, no dia 25, acontece uma palestra na escola Áurea Soares Sônego, no distrito de Duplo Céu, sobre o ciclo da água, o processo de tratamento de água e esgoto na cidade, e a importância do consumo consciente. As atividades são uma parceria com a Prefeitura Municipal de Palestina.

Texto: João Vitor Boni / Divulgação
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *