Espetáculo em forma de game é destaque na Mostra Cênica Resistências

“Inimigos – Espetáculo Game”, do COATO Coletivo, de Salvador (BA), e “Tudo Que Coube Numa VHS”, do Grupo Magiluth, de Recife (PE), são destaque na programação da Mostra Cênica Resistências, evento que começou na última sexta (23) e segue até o dia 30, de forma online e gratuita em diversas plataformas.

TUDO QUE COUBE NUMA VHS – Foto Levy Mota

Peça de teatro em formato de game, para ser baixada no celular e outros dispositivos com sistema android e acessível para pessoas surdas, “Inimigos” é inspirada na obra “Um Inimigo do Povo” (1882), do dramaturgo Henrik Ibsen, e tem no ineditismo da junção entre artes cênicas, gamificação e o mundo do audiovisual um de seus atributos. O espetáculo é produzido em parceria com o Grupo de Desenvolvimento de Jogos da UFRJ (GDP). Em clima de suspense, o jogador-espectador assume a identidade de uma das personagens e trilha um caminho em um cenário aberto repleto de questões, atualizadas ao contexto nacional, a serem solucionadas. O aplicativo está disponível de terça (27) até sexta (30) e a retirada de ingressos é pelo Sympla.

A trama original de Ibsen conta a história de um médico em uma pequena cidade litorânea norueguesa que, ao tornar público um problema de contaminação dos recursos hídricos no balneário, torna-se gradativamente o inimigo do povo, ao contrário do que imaginara enquanto prestava esse parecer à saúde pública da população. A obra virtual atualiza o cenário aos nossos contextos nacionais, instigando pessoas em todo território à reflexão e ação sobre crise de recursos hídricos, o descaso com a saúde pública e a corrupção política e social.

Inimigos – Imagem com personagens

Já “Tudo Que Coube Numa VHS” é um experimento sensorial que proporciona ao espectador uma experiência individual. O público é conduzido por um percurso em que se torna cúmplice das memórias de um personagem, cristalizadas em torno das recordações sobre um relacionamento. A ação é acompanhada via web, por meio de uma série de plataformas virtuais de comunicação e entretenimento, como YouTube, WhatsApp e Instagram, numa experiência individual que transporta a uma nova esfera as relações de proximidade entre ator e espectador, recorrentes na obra do Grupo Magiluth. As sessões individuais acontecem segunda e terça e os ingressos para o experimento estão esgotados.

Para esta segunda, ainda é possível retirar ingresso para o espetáculo “Birita Procura-se”, com A Casa das Lagartixas (São José dos Campos/SP), com tradução em libras e audiodescrição, atuado por Ariadne Antico, com sessão às 20h, no YouTube. Ela dá vida à palhaça protagonista, que na história parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Ariadne tem um tipo de paralisia cerebral e mergulhou na pesquisa de seu próprio corpo, a fim de entender o “tempo cômico” e a comicidade nesse corpo que é tão político e considerado anormal.

Inscrições para webinários

Ainda é possível fazer inscrição para os webinários que acontecem na MCR. As conversas serão pelo Zoom e contam com tradução em Libras. Entre os destaques estão o encontro A Poesia Preta e sua Multiplicidade, com Pieta Poeta (Belo Horizonte/MG), escritor, professor, artista cênico, e músico de Belo Horizonte (MG), campeão mundial de poesia falada. Será na quarta (28), 10h, com o objetivo de conversar e analisar o fazer poético negro contemporâneo, resgatar suas influências e falar de sua origem histórica, além de reverenciar a memória, pensar na cena da arte negra, identificar armadilhas coloniais.

Já Renata Carvalho, de São Paulo, atriz, diretora, dramaturga e transpóloga, conduzirá o webinário Censura e Representatividade, na quinta (29), no mesmo horário, conversando sobre pontos fundamentais que o tema do encontro envolve, como representatividade e arte; a prática do transfake; transfobia estrutural e recreativa; censura e os corpos trans/travestis; arte LGBTQI; estereótipos, arquétipos e narrativas viciadas comumente usadas sobre pessoas trans/travestis nas artes e ética, e interseccionalidades.

Mais programação

Todos os dias da programação tem apresentações online de diversas linguagens artísticas em diferentes plataformas, uma ampla programação de ações formativas e reflexivas e também uma feira de economia feminista, criativa e solidária.

BIRITA PROCURA-SE – FOTO RENATO OLIVEIRA

Primeira edição totalmente virtual do evento realizado desde 2014 pela Cia. Cênica, companhia teatral sediada em São José do Rio Preto (SP), a MCR traz um panorama do poder de reinvenção de artistas e coletivos em tempos de distanciamento social imposto pela pandemia. Neste ano, a Cia Cênica uniu-se aos coletivos GAL – Grupo de Apoio à Loucura, Agrupamento Núcleo 2, Pretas PalaBRas e Primavera nos Dentes para realizar o evento e a edição conta com seis módulos.

A realização da Mostra Cênica Resistências 2021 conta com recursos do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 40/2020 – “Produção e Realização de Festival de Cultura de Economia Criativa com Apresentação Online”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, via Lei Federal Aldir Blanc, de auxílio ao setor cultural.

PROGRAMAÇÃO

MÓDULO CONEXÃO CÊNICA

Olhares Conexos, com Fabiana Monsalú
26, 27, 28 e 29/4 às 13h30, e 30/4 às 13h30 e 21h30. Instagram: Cia. Cênica (@ciacenica).

Experimento Tudo Que Coube Numa VHS | Grupo Magiluth (Recife/PE)
26 e 27/4. 18h às 23h. Várias plataformas. Sessões individuais com 30 minutos. 16 anos. Retirada de ingresso gratuito pelo Sympla. 80 lugares. 

Espetáculo Birita Procura-se | A Casa das Lagartixas (São José dos Campos/SP)
26/4. 20h. YouTube: Coletivo Primavera nos Dentes. 50 minutos. 12 anos. Acessível em Libras e Audiodescrição. Retirada de ingresso gratuito pelo Sympla. Lugares ilimitados.

Inimigos – Espetáculo Game | COATO Coletivo (Salvador/BA)
27 a 30/4. Vários horários. Aplicativo (apenas sistema Android). 40 a 60 minutos. 14 anos. Legendas opcionais. Retirada de ingresso gratuito pelo Sympla. Lugares ilimitados. 

WEBINÁRIOS

Planejamento Financeiro, com Gabriela Mendes Chaves – NoFront (São Paulo/SP)
26/4. 10h. Zoom. 120 minutos. Livre. Tradução em Libras.  Inscrições abertas pelo Sympla. Vagas limitadas. 

Teatro e Audiovisual: da Cena à Imagem, com Fernando Timba (São Paulo-SP)
27/4. 10h. Zoom. 120 minutos. Livre. Tradução em Libras. Gratuito. Inscrições abertas pelo Sympla. Vagas limitadas. 

MÓDULO CABARÉ DA MADRE

Ser e não ser, qual a questão? Ser gay é opção?
26/4. 22h. YouTube: Coletivo Primavera nos Dentes. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso. 16 anos.

Interrogação define orientação?
27/4. 22h. YouTube: Agrupamento Núcleo 2. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso. 16 anos.

MÓDULO PRETAS PALABRAS

Performance Céu da Palavra: onde se encontram Stela e Carolina | Anna Magalhães (São José do Rio Preto/SP)
26/4. 12h e 18h. Facebook: Coletivo Primavera nos Dentes. Duas partes de 15 minutos cada. Livre.

Performance Farto | Mayara Ísis (São José do Rio Preto/SP)
27/4. 12h e 18h. Facebook: Agrupamento Núcleo2. Duas partes de 15 minutos cada. 16 anos.

MÓDULO FEIRA DAS ROSAS

Bazar Criativo
24 a 30/4. A partir das 9h (vários horários). Instagram: @coletivoprimaveranosdentes
Exposição e divulgação de produtos e serviços oferecidos por empreendedoras autônomas.

Oficina O poder do instagram para divulgação da sua marca no mundo, com Maísa Râmia e Luisa Aidar (Agência Selvatika Criativa)
26/4. 15h. YouTube: Coletivo Primavera nos Dentes. Acessibilidade em Libras. Não é necessário fazer inscrição. 

Workshop Gestão cultural – Perspectivas feministas para economias em redes, com Cassiane Tomilhero, produtora cultural
27 e 28/4. 14h30. Zoom. Inscrições gratuitas pelo Sympla. 50 vagas.

MÓDULO INSTANTES WINMOSTRA

Estação Lunar
24, 25 e 30/4 no Instagram @ciacenica. 26/4 no @coletivoprimaveranosdentes.  27/4 no @artenucleo2. 28/4 no @pretaspalabras. 29/4 no @_grupodeapoioaloucura. 16h.

Sabatina Online
24, 25 e 30/4 no Instagram @ciacenica. 26/6 no @coletivoprimaveranosdentes. 27/4 no @artenucleo2. 28/4 no @pretaspalabras. 29/4 no @_grupodeapoioaloucura. A partir das 11h.

Insônia
23, 24 e 30/4 no Instagram @ciacenica. 26/4 no  @coletivoprimaveranosdentes. 27/4 no @artenucleo2. 29/4 no @_grupodeapoioaloucura. 21h. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *