Espetáculo Vereda da Salvação tem ensaio aberto neste sábado, no Graneleiro da Swift

Ensaio Aberto

Espetáculo Vereda da Salvação acontece neste sábado

Encerrando as ações do Projeto Território Cênico 2018, o Núcleo de Formação Cênica, desenvolvido pela Cia. Cênica, apresenta neste sábado (27/10), às 19h, no Graneleiro da Swift, em Rio Preto, ensaio aberto do espetáculo “Vereda da Salvação”, com entrada gratuita e aberta ao público. Os lugares são limitados e os ingressos devem ser retirados no local a partir das 18h.  

A montagem tem direção de Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues e é fruto da pesquisa dos alunos do Núcleo de Formação Cênica sobre o realismo poético de Jorge Andrade (1922-1984), um dos mais importantes dramaturgos brasileiros.

VeredaO espetáculo é inspirado em um fato real, de abril de 1955, que envolve messianismo, fé e conflito agrário: a tragédia de uma comunidade de agricultores na região de Malacacheta, interior de Minas Gerais, que mergulharam no fanatismo religioso ao seguirem um líder que os levaria ao caminho da libertação, resultando em repressão policial e morte.

Escrita entre 1957 e 1963, a peça é a quarta de autoria de Jorge Andrade e foi montada originalmente pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1964, com direção de Antunes Filho, tendo grandes nomes no elenco, como Raul Cortez (1931-2006), Cleyde Yáconis (1923-2013) e Ruth de Souza (1930).

O processo de montagem do espetáculo “Vereda da Salvação” teve início em março, dentro das ações do TERRITÓRIO CÊNICO, contemplado pelo Edital Território das Artes – Espaços Independentes, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado.

Com as oficinas do Núcleo de Formação Cênica, ao longo deste ano, a Cia. Cênica compartilhousuas práticas com os participantes, nas áreas de interpretação, treinamento do ator, preparação vocal e canto, musicalização e preparaçãocorporal.

O Núcleo contou ainda com a parceria do Programa de Qualificação em Artes (Projeto Ademar Guerra), que enviou profissionais para orientar a montagem juntamente com os artistas da Cia. Cênica. O ensaio aberto consiste na Mostra de Compartilhamento do Programa.

Também neste sábado, logo depois do ensaio aberto de “Vereda da Salvação”, às 20h30, no Graneleiro, a Cia. Cênica vai promover o “Território da Partilha”, bate-papo aberto ao público em que propõe uma troca de experiências e reflexões sobre a realização do PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018.


VeredaServiço:

Vereda da Salvação, ensaio aberto do Núcleo de Formação Cênica.
Sábado (27/10), às 19h. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos no local a partir das 18h. 

Território da Partilha, bate-papo com Cia. Cênica e participantes do projeto Território Cênico 2018.
Sábado (27/10), às 20h30. Grátis. Livre.

Local: Graneleiro da Swift (avenida Duque de Caxias, às margens da Represa Municipal) 

Texto: Graziela Delalibera / Divulgação
Fotos: Guilherme Di Curzio / Divulgação
26/10/2018

26/10/2018 12:16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *