Exposição artística e literária ocupa Biblioteca Municipal de Rio Preto

Arte e Literatura para crianças

Exposição artística e literária ocupa Biblioteca Municipal de Rio Preto

Ferramenta de expressão de emoções e sentimentos, a arte tem papel fundamental para o desenvolvimento intelectual infantil, pois auxilia no estimulo à criatividade, a escrita e a percepção dos sentidos.  E é com este intuito de estimular o envolvimento do público infantil com as artes visuais e a literatura, que o projeto itinerante Dentes De(leite): Narrativas Visuais), leva exposição artística e literária a bibliotecas municipais da região de Rio Preto.

O projeto já teve instalação nas cidades de Monte Aprazível e Auriflama, e a partir do dia 20 de maio estende-se na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, em Rio Preto, com exposição até o dia 10 de junho.

A ideia de levar a exposição da artista plastica Laura Barbeiro, nomeada Dentes De(leite): Narrativas Visuais nesse formato itinerante surgiu numa conversa descontraída entre a artista e a amiga e produtora Joice Portes que, com seu olhar  multifocal em diversas áreas artísticas, soube visualizar um projeto que envolvesse um formato especial da exposição, no qual fosse possível  circular por bibliotecas da região de riopretense, envolvendo artes visuais, literatura e também arte educação. Desde então, o projeto teve o apoio do fotógrafo Jorge Etecheber, com coordenação e autoria da artista plástica e escritora Laura Barbeiro.

ProjetoContemplada pelo edital numero 38/2018 do Proac (Programa de Ação Cultural), de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais, o projeto reúne 30 textos acompanhados de ilustrações que remetem a memórias da infância. Aberta a todos os públicos, a exposição atende prioritariamente alunos da rede municipal de ensino e de projetos sociais, desenvolvendo atividades lúdicas e educativas, como jogos e brincadeiras relacionados às obras expostas, instigando e aproximando o público da exposição e, por conseguinte, da relação existente entre arte e literatura nas narrativas visuais. A exposição fica disponível em Rio Preto, de 20 de maio a 10 de junho, na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Para realizar os agendamentos das visitações é preciso entrar em contato com a Biblioteca Municipal, pelo telefone (17) 3202-2316 ou presencialmente na Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 – Centro.    

ProjetoO projeto passa por seis bibliotecas municipais da Noroeste Paulista: São José do Rio Preto, cidade natal da artista Laura Barbeiro, e outras cinco (Votuporanga, Monte Aprazível, Auriflama, Catanduva e Santa Fé do Sul) cidades que possuem oferta reduzida de atividades com produções artísticas. A exposição fica disponível um período de três semanas em cada cidade.  As próximas datas serão definidas a partir de junho

Laura Barbeiro é formada em Artes Visuais pela Unicamp, em 2012. Em 2017 realizou a exposição “Dentes de(leite): Narrativas visuais”, através do edital Nelson Seixas de Artes Visuais em São José Rio Preto. A artista também premiada pelo edital de Ocupação Artística do Sesi, confeccionando o mural ilustrativo “Histórias do fio do telefone”, no Sesi de Sumaré, em São Paulo.

Laura conta que o projeto teve um grande retorno na exposição realizada em Monte Aprazível “Como a exposição tem muito haver com o mundo em que elas vivem, eu senti que as crianças foram tocadas pelos textos e ilustrações da exposição. Com as turmas em que tive contato, pude notar uma grande interação e interesse por parte delas”, diz a artista. 

O projeto Dentes de(leite): Narrativas visuais é  realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Texto e fotos: João Cordioli / Notícias do Bem

22/05/2019

22/05/2019 12:56

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *