Exposição, feira de livros, contação de histórias marcam Dia Nacional da Leitura em Rio Preto e região

PARA GOSTAR DE LER

Exposição, feira de livros, contação de histórias marcam Dia Nacional da Leitura em Rio Preto e região

Neste sábado, dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Livro. Muito é dito sobre o Brasil não ser um país de leitores e pesquisas comprovam que, realmente, nós brasileiros, estamos longe de sermos os maiores consumidores do universo literário, mas cada vez mais vemos iniciativas que se dedicam a incentivar e estimular o hábito da leitura.

Mais do que mudar as estatísticas, a ideia é mostrar a importância de ler no desenvolvimento da pessoa, em qualquer idade, e proporcionar caminhos para que o livro cumpra o seu papel de ser uma mola propulsora do pensamento crítico.

“Para você gostar de ler”, o Notícias do Bem listou algumas atividades do mundo literário que vão acontecer esta semana em Rio Preto e região. Confira e participe!

EXPOSIÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO LIVRO

A partir de hoje (26/10), a Secretaria Municipal de Cultural de São José do Rio Preto, por meio da Biblioteca “Dr. Fernando Costa”, a exposição que traz livros em formatos diferentes: audiolivro, em braile, de pano e plástico, com diversas temáticas. O acervo está exposto pela Biblioteca, que conta ainda com aparelho de áudio para ouvir trechos de poesias em comemoração ao Dia da Poesia, celebrado no próximo dia 31/10.

Data e horário: de26 de outubro a 3 de novembro | segunda a sexta-feira: 8h às 18h, sábado: 8h às 14h.

Local: Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa” – Praça Jornalista Leonardo Gomes, em Rio Preto.

Atividade gratuita.


CIRCULANDO O SABER

A Praça Rui Barbosa, na área central de Rio Preto, neste sábado (29/10), se transformará em espaço de conhecimento e cultura, com a 1ª edição do projeto Circulando o Saber, organizado pelo Rotary Club Alvorada, com a colaboração do projeto Ocupa Ação Cultura. O objetivo do evento é estimular a leitura. Para a ação, foram arrecadados mais de quatro mil livros de várias partes do Brasil, por meio das redes sociais, e dos integrantes do Rotaract do Alvorada. Durante o evento, as pessoas tanto podem levar livros, como trazer publicações para doação, além de participar de diversas atividades interativas – contação de histórias, teatro infantil, pintura em crianças, oficinas, DJ, dança urbanas e muito mais. Também será montada uma estrutura de sarau, que ficará à disposição das pessoas que queiram mostrar seus talentos, seja cantando, recitação poesias, etc.

Data e horário: 29 de outubro -, das 9h às 12h.

Local: Praça Rui Barbosa – Centro, em Rio Preto.

Atividade gratuita.


PiqueniqueBRINCAR DE POESIA

O SESC Rio Preto, realiza neste sábado (29/10), o encontro do “Ratinho de Biblioteca”, que traz como tema os poemas de autores como Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes e Cecília Meirelles. Na atividade, as crianças se divertem com sons, imagens e rimas por meio da jogos e mediação de leitura com Denise Loreto.

Data e horário: 29 de outubro, às 15h30.

Local: SESC Rio Preto, na Biblioteca – 30 Vagas.

Informações pelo site http://www.sescsp.org.br/riopreto

Atividade gratuita


FLIV – FESTIVAL LITERÁRIO DE VOTUPORANGA

Até o dia 29 de outubro, a cidade de Votuporanga, no interior de São Paulo, sedia o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo, o Festival Literário de Votuporanga – FLIV. O evento, que chega à sua 6ª edição, acontece no Parque da Cultura e traz entre as principais atrações escritores como Ignácio de Loyola Brandão, Marcia Tiburi e Lourenço Mutarelli. Em 2016, o FLIV homenagem à escritora Cora Coralina. Para saber a programação completa do Festival, acesse a agenda completa da 6ª edição do FLIV no site flivotuporanga.com.br e acompanhe as novidades do evento pela fanpage facebook.com.br/flivotuporanga.

Data: de 21 a 29 de outubro

Local: Parque da Cultura | Avenida Ângelo Bimbato, s/n, em Votuporanga/SP,

Atividade gratuita.

DADOS SOBRE A LEITURA NO BRASIL – Segundo pesquisa do Ibope, encomendada pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média quatro livros por ano, sendo que metade deles tem a leitura iniciada, mas não terminada. De acordo com a pontuação do índice Cultura Mundial, o país onde as pessoas mais leem é a Índia, onde a população, em média, investe 10 horas e 42 minutos na atividade. O Brasil aparece na 27ª posição, em um ranking de 30, com 5 horas e 12 minutos semanais investidos em leitura. Apenas na América do Sul, ganham dos brasileiros: Venezuela (6 horas e 24 minutos) e Argentina (5 horas e 54 minutos).

Reportagem: Thais Alves/ Notícias do Bem

26/10/2016

26/10/2016 13:44

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *